EXCLUSIVO: População ignora limpeza e volta a jogar lixo em local proibido

169

Por
Renato Spagnol

Não demorou uma semana para que vilhenenses voltassem a jogar lixo às margens da linha 135, próximo ao conjunto habitacional União em Vilhena.

Na manhã de sábado, 04 de fevereiro, seis vereadores da atual legislatura estiveram no local para acompanhar os trabalhos de retirada de centenas de quilos de lixo orgânico e inorgânico, carcaças de animais e de materiais de construção usados que haviam sido despejados ao longo dos últimos meses. O lixo acumulado na região vinha causando transtronos aos moradores do conjunto União que fica a menos de 500 metros do local de despejo. Os moradores se queixavam do mau cheiro e que o lixo estava atraindo animais, como ratos.

Leia: Após denúncia vereadores conseguem mandar limpar “lixão” na linha 135 em Vilhena

O trabalho de limpeza foi realizado com maquinários do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) de Rondônia, sob o comando do diretor residente de Vilhena, Carlos Goebel e o diretor estadual do DER, Ezequiel Neiva, que cederam o máquina.

Quarta-feira, 08

VILHENA NOTÍCIAS recebeu a informação que veículos estariam indo ao local e despejando lixo. Na manhã desta quarta, a reportagem foi à localidade e confirmou a veracidade da denúncia.

Sacos com lixo doméstico, vasos sanitários quebrados, garrafas e sofás são alguns dos materiais encontrados no local pela reportagem. Morador do bairro Parque Cidade Jardim, Silvonei Cardozo passava pela estrada e falou com a reportagem. “Eu trabalho em um sítio aqui próximo e toda manhã passo por aqui. Esse local foi limpo há poucos dias e hoje já está assim de novo. O povo não tem jeito”, criticou Silvonei.

No local, algumas pessoas vasculhavam em meio ao lixo para procurar material reciclável. Eles não quiserem se manifestar sobre o despejo de lixo novamente praticado às margens da estrada.

Fiscalização

Antes de deixar o local, a reportagem flagrou o momento em que um veículo serviço da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA fazia o monitoramento de fiscalização a um caminhão F-4000 carregado com galhos de árvore.

À reportagem, os servidores da SEMMA disseram que estão fiscalizando a área e que ontem, terça-feira (07), conseguiram impedir que o condutor de um carro jogasse uma grande quantidade de lixo no local.

Estamos fiscalizando, mas as pessoas se aproveitam dos momentos da nossa ausência para descarregar lixo”, disse uma servidora.

Lixo em lugar proibido

Em recente entrevista concedida à reportagem do VILHENA NOTÍCIAS, O secretário municipal do Meio Ambiente, Jorge Rabello fez um apelo à população.

Quero pedir para a população que não jogue lixo em locais inadequados, a prefeitura está limpando os locais, está recolhendo os materiais e está orientando, mas é crime jogar lixo em local que não é adequado. Nós já acionamos a Polícia Ambiental para fazer ronda. Se alguém for autuado vai responder por crime ambiental” disse Rabello.

 

FONTE: VILHENA NOTÍCIAS