
As aulas tiveram início na rede pública de Colorado do Oeste há cerca de duas semanas e, devido às más condições das estradas rurais, os alunos correm risco de vida. A alegação é de pais e avôs de estudantes. Os temporais registrados nos últimos dias agravaram a precariedade das estradas da região. Ônibus escolares não conseguem trafegar em condições seguras e em alguns trechos o coletivo precisa ser rebocado por tratores. (Veja o vídeo ao final da matéria).
O problema não é novo. Em setembro de 2019 o Ministério Público do Estado de Rondônia ingressou com ação civil pública, com pedido de liminar, para que o prefeito de Colorado tomasse providências imediatas para reparos necessários nas estradas rurais do município. Na época, o MP cobrava serviços de manutenção na Linha 2, Rumo Colorado, com a finalidade de viabilizar a circulação dos veículos escolares e particulares. A ação pedia ainda a recuperação, de forma duradoura, especialmente nos trechos intrafegáveis.
A Secretaria de Obras do município diz que está ciente da situação e declarou que não há possibilidade de realizar os reparos em dias chuvosos.
