Estrada precária coloca em risco vida de estudantes de área rural de Colorado; veja vídeo

Alunos da zona rural têm dificuldades para ir para escolas. Coletivo escolar tem que ser rebocado por tratores em trechos da estrada.

2162

O retorno às aulas é uma mistura de ansiedade e alegria para os alunos que iniciam um novo ciclo na vida escolar. Para os estudantes que moram na comunidade rural da Linha 3 (Zero Eixo) rumo Colorado, esse dia ainda não chegou.

As aulas tiveram início na rede pública de Colorado do Oeste há cerca de duas semanas e, devido às más condições das estradas rurais, os alunos correm risco de vida. A alegação é de pais e avôs de estudantes. Os temporais registrados nos últimos dias agravaram a precariedade das estradas da região. Ônibus escolares não conseguem trafegar em condições seguras e em alguns trechos o coletivo precisa ser rebocado por tratores. (Veja o vídeo ao final da matéria).

O problema não é novo. Em setembro de 2019 o Ministério Público do Estado de Rondônia ingressou com ação civil pública, com pedido de liminar, para que o prefeito de Colorado tomasse providências imediatas para reparos necessários nas estradas rurais do município. Na época, o MP cobrava serviços de manutenção na Linha 2, Rumo Colorado, com a finalidade de viabilizar a circulação dos veículos escolares e particulares. A ação pedia ainda a recuperação, de forma duradoura, especialmente nos trechos intrafegáveis.

A Secretaria de Obras do município diz que está ciente da situação e declarou que não há possibilidade de realizar os reparos em dias chuvosos.