Empresário e candidato a vereador destaca necessidade de alterar lei do novo IPTU

2050

O empresário Ademilson de Gouvea Silva, o popular Nino da funerária São Mateus, disputa uma cadeira para vereador nas eleições deste ano pelo PSC. Em entrevista ao VILHENA NOTÍCIAS ele diz estar preocupado com as pessoas que tem terrenos na cidade, pois elas podem perdê-los por causa do aumento substancial do IPTU.

De acordo com a nova lei do IPTU, proposta pelo prefeito Eduardo Japonês e aprovada pelos vereadores, os terrenos vazios da cidade terão aumentos sucessivos no valor do imposto, que podem chegar a 5% do valor venal do terreno dentro de cinco anos, ou seja, um terreno com valor venal de R$ 50 mil, poderá ter que pagar R$ 2.500,00 de IPTU, se não tiver construção. Além de que todas as casas da cidade já tiver aumentos em seus IPTU em plena pandemia.

Essa situação preocupa Nino, pois segundo ele, um IPTU caro não atrai investidores e muito menos mais moradores. “Sabemos que a cidade tem aumentado sua população, porque as pessoas querem construir suas vidas aqui, aposentados das cidades da região vem morar em Vilhena, pois tem mais recursos e é até agora é uma cidade com um custo razoável, mas com imposto alto as empresas vão fugir, industrias vão ir para outras cidades”, complementou Nino.

O candidato disse se eleito, pretende propor mudanças nessa lei, ou uma lei complementar para reduzir o IPTU, baseado no que a pandemia trouxe. “Como que após uma pandemia, as pessoas vão pagar um IPTU mais caro, as pessoas serão obrigadas a construir em seus terrenos após a pandemia, para não pagarem mais imposto. Elas estão fragilizadas economicamente. Nesta eleição a população tem que dar a resposta e tirar o Eduardo Japonês”, disse.

O empresário disse que está fazendo parte de consórcio para trazer uma novidade para a cidade, que atenderá a população com maior segurança e higiene do que a atualmente acontece nos velórios. “Acredito que ainda este ano, teremos essa novidade na cidade, e os velórios terão um padrão maior em relação a pandemia.”, anunciou o candidato pelo partido de Rosani Donadon.

Nino encerrou dizendo que na área da saúde vai cobrar insistentemente a contratação de mais médicos para a cidade, uma transparência maior sobre tudo o que envolve a covid-19.

“Espero que janeiro, quando tomam posse os vereadores eleitos, que a pandemia esteja no final. Mas gostaria que fosse dado transparência ao que foi investido e como está sendo investido todos os recursos da covid-19. Hoje por exemplo, não sabemos o que está sendo feito com o lixo descartado da ala onde estão as pessoas com covid-19. Será que está sendo separado ou jogado como lixo hospitalar comum. E por fim, precisamos de pelo menos 130 médicos, nossa cidade com mais de 100 mil habitantes tem hoje penas 54 médicos.” finalizou.