Em Vilhena partidos não poderão ter mais do que 20 candidatos a vereador

2628

Após as mudanças na legislação que rege as eleições no Brasil, a qual encerrou a possibilidade da criação de coligações entre partidos para os cargos de vereadores, deputados estaduais, federais e senadores, um dos pontos que também irá mudar nas eleições, é quantidade de candidatos que cada partido poderá ter.

Dentro da nova legislação que rege as candidaturas dos partidos, é permitido o registro de até 150% do número de cadeiras existentes na Câmara de Vereadores. Como Vilhena tem 13 cadeiras, 150% daria 19,5 vagas. Como previsto na lei, a fração é arredondada e chega ao número de 20 candidatos por partido.

Antigamente, os partidos faziam coligações para obter grandes quantidades de votos, e garantir mais cadeiras no parlamento municipal. Agora, esse esforço terá que ser feito dentro do partido.

Isso reduz o poder de caciques políticos, pois agora o partido terá que fazer muitos votos para conseguir uma cadeira. A nominata dos partidos que buscam mais cadeiras terão que ter nomes de peso, que consigam somar votos para dar força ao partido.

O coeficiente eleitoral ainda existe, e então pode haver candidatos que tenham poucos votos e assim mesmo possam se eleger, a frente de candidatos que tenham tido uma votação mais expressiva.

Segundo fontes consultadas pelo VILHENA NOTÍCIAS, o coeficiente para uma cadeira na Câmara de Vilhena deve ficar em torno de 3 mil votos, ou seja, determinado candidato que fizer 1.000 votos, ainda terá que contar com a ajuda de outros 2.000 votos de outros candidatos dentro de seu partido para se eleger.

Se por acaso nas eleições algum partido fizer 12 mil votos este terá quatro cadeiras na Câmara garantidos.

Cada nominata tem que ter no minimo 30% de candidatos de outro sexo.

Cabos eleitorais

Outra grande polêmica é sobre a contratação de cabos eleitorais, os famosos “formiguinhas”.

A legislação permite que os vereadores de Vilhena possam contratar no máximo 1% do número de eleitores como “formiguinhas”, o que deve ficar em torno de 610 pessoas. O número dependerá, é claro, da divulgação da Justiça Eleitoral de quantos eleitores estão aptos na cidade para as eleições deste ano.

O nome das pessoas que trabalharem para determinado candidato deverá constar na prestação de contas do candidato.