Deputado de Rondônia é eleito terceiro secretário da Câmara Federal

Deputado é filiado ao PSD e será responsável por conceder licenças médicas aos parlamentares. Fábio Faria deixou função ao se licenciar do mandato para assumir Ministério das Comunicações.

812

O deputado Expedito Netto (PSD-RO) foi eleito nesta quarta-feira (8), em votação secreta, o novo terceiro secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Ele recebeu 375 votos a favor, e não houve voto contrário (43 votos foram em branco).

Netto substituirá Fábio Faria (PSD-RN) na função. No mês passado, Faria deixou o cargo ao se licenciar do mandato para assumir o Ministério das Comunicações, recém-criado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Indicado pelo PSD, a quem cabia a vaga, Expedito Netto foi o único candidato na disputa. Filho do ex-senador Expedito Júnior, Netto é bacharel em direito e está no segundo mandato como deputado federal.

Terceira Secretaria

Entre as principais atribuições do terceiro secretário estão a de conceder licenças médicas para deputados e autorizar previamente o reembolso das despesas com passagens aéreas internacionais.

Também foi realizada uma eleição para o cargo de quarto suplente de secretário da Mesa Diretora, vaga aberta após a morte do deputado Assis Carvalho (PT-PI) no domingo (5).

Para a vaga, que pertencia ao PT, foi eleito o deputado Paulão (PT-AL) com 332 votos a favor e 68 em branco. Paulão terá a função de substituir algum secretário que se ausentar e poderá participar das reuniões do órgão.

Mesa Diretora da Câmara

A Mesa Diretora é composta por sete integrantes titulares, incluindo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), dois vice-presidentes e quatro secretários, além de quatro suplentes de secretário.

Eleitos a cada dois anos, eles são responsáveis por dirigir os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara.

A distribuição das vagas da Mesa Diretora é definida de acordo com o tamanho dos partidos ou blocos.

Fonte: As informações são do portal G1