Criança é internada com meningite e outros dois alunos podem estar com a doença em Vilhena

Caso confirmado é de um aluno indígena da zona rural de Vilhena. Hospital diz que já medicou todos que tiveram contato com os pacientes.

11881

Uma criança de Vilhena foi diagnosticada com meningite neste final de semana. A confirmação é da direção do Hospital Regional de Vilhena (HRV), há outros dois casos suspeitos na cidade sendo investigados.

A criança confirmada e internada com meningite é um aluno indígena da zona rural de Vilhena. Ele mora em uma aldeia que fica a 23 quilômetros da região central da cidade. “Na mesma tribo há outro caso suspeito, que ainda é avaliado pelo hospital”, informou a prefeitura.

O 2° caso suspeito é de um aluno da rede particular de ensino da zona urbana. O exame final para meningite deve ficar pronto na segunda-feira (17).

Segundo o hospital de Vilhena, todas as pessoas que entraram em contato ou estiveram próximas das três crianças receberam medicação preventiva. Essa medicação impede que a pessoa infectada transmita ou desenvolva a doença.

O que é a meningite?

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Essa inflamação pode ser causada por micro-organismos (vírus e bactérias), alergias a medicamentos e outros agentes.

A meningite é considerada uma doença é endêmica e casos são registrados ao longo de todo o ano. Os casos mais preocupantes são os de meningite bacteriana por costumarem ser mais graves. Segundo informações do Ministério da Saúde, a meningite pode atingir todas as faixas etárias, mas o maior risco é para crianças menores de cinco anos, em especial as menores de um.

Entre os principais os sintomas da doença estão febre alta, mal estar, náuseas, vômitos, rigidez do pescoço, fotofobia, dor de cabeça e confusão mental. Em casos graves, o tratamento é feito com antibiótico durante 7 dias. Depois de 24 horas, o paciente não transmite mais a doença e pode sair do isolamento.

Sintomas meningite — Foto: Infografia: Igor Estrella/G1
Sintomas meningite — Foto: Infografia: Igor Estrella/G1

 

Fonte: Informações do HRV/G1