COVID-19: Prefeitura de Vilhena exonera 31 comissionados da Educação, proíbe diárias e estuda novos cortes

Diminuição nos gastos também envolve corte em gratificações e congelamento de recursos em geral

11759
Economia garante foco nos investimentos em Saúde durante calamidade, diz Prefeitura. (Foto: Divulgação/Semcom)

A Prefeitura de Vilhena informou nesta terça-feira, 12 de maio, que diversas medidas de redução de gastos estão sendo tomadas desde que os casos suspeitos do novo coronavírus começaram a aparecer na cidade, há quase 60 dias. Fontes do Vilhena Notícias confirmaram que 31 servidores em cargos de comissão, todos da área da Educação, foram exonerados nesta terça. Contudo, a Prefeitura não prevê mais cortes em cargos por enquanto. Gastos com diárias também estão proibidos.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, outras ações serão tomadas neste momento de agravamento da disseminação da covid-19 no município. Entre as medidas tomadas até agora, segundo o Executivo, já foram feitas exonerações, cortes de gratificações, corte de auxílio transporte, congelamento de novas compras, suspensão de contratos, de diárias e de conversão de direitos em pecúnia.

Atualmente uma comissão da Prefeitura estuda todo o orçamento do município para emitir, nos próximos dias, parecer sobre aquilo que poderá ser mantido e o que deverá ser suspenso durante o período de calamidade pública em Saúde.

Durante esta semana mais medidas de cortes serão adotadas para que, junto da Câmara de Vereadores, o poder Executivo municipal consiga reunir o máximo de recursos para a compra de respiradores, equipamentos de proteção individual, leitos e demais materiais necessários ao aumento da capacidade de combate à pandemia.

Atualmente Vilhena conta com 36 leitos na Central de Atendimento à Covid-19, sendo 26 de enfermaria comum e 10 de UTI com respiradores. Nos últimos dias foram entregues mais quatro respiradores pela cooperativa Sicoob Credisul, que servirão de suporte para retaguarda, caso a Central receba muitos pacientes. Há também estoque de equipamentos de proteção individual para várias semanas e mais compras para a Saúde sendo feitas.

 

Fonte: Com informações da Semcom