Câmara de Vereadores deve exonerar 12 comissionados até o fim deste mês

Veja a lista de convocados para a Câmara de Vereadores.

3272

Fontes do Vilhena Notícias confirmaram neste sábado, 20 de junho, que 12 servidores devem ser exonerados da Câmara de Vereadores de Vilhena, até o fim deste mês de junho, em plena pandemia. Cada gabinete dos 12 vereadores deverá exonerar um servidor.

As exonerações acontecem devido aos questionamentos do Tribunal de Contas Estadual (TCE) em cima do presidente da Câmara, Ronildo Macedo (PV), o porque de todos os concursados não terem sido convocados. Em 2017, o TCE fez uma recomendação expressa para que a Câmara de Vilhena realizasse um concurso público para equiparar o número de servidores concursados aos de nomeados.

A recomendação ainda requeria que a Câmara, além de fazer o concurso cortasse vários comissionados. O número de concursados aprovados foi de cerca de 40 pessoas, a maioria foi chamada, no entanto, ainda faltam algumas vagas, entre elas as de analista parlamentar, que seriam servidores efetivos que trabalhariam dentro de cada gabinete dos vereadores.

O TCE bateu forte na mesa, e obrigou a contratação dos concursados, sob pena de multa. Ontem, 19 de junho, a Câmara publicou edital de convocação de quem passou no concurso.

Segundo fontes, a presidência da Câmara estaria tentando prolatar a chamada dos servidores até dezembro, ou ao menos, até a eleição. Mas boa parte dos concursados que não tinham sido chamados fizeram denúncias junto ao TCE para instigar o órgão a agir em relação a inércia da Câmara de Vilhena.

Sem seu assessores diretos, muitos vereadores acabam ficando fragilizados eleitoralmente.

Atualmente, cada vereador tem 4 assessores parlamentares comissionados em seu gabinete. A Câmara de Vilhena tem 124 servidores, sendo apenas 38 efetivos, 1 pensionista e 72 comissionados.

Veja a lista de convocados para a Câmara de Vereadores: