Balde Cheio da Semagri eleva em até 14 vezes a produção de leite de pequenos pecuaristas em Vilhena

Projeto executado pela Prefeitura de Vilhena gera mais renda e qualidade de vida no campo

460

Dezenas de produtores rurais de Vilhena são beneficiados pelo programa Balde Cheio, executado em Vilhena pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri). Nesta semana, o prefeito Eduardo Japonês e o secretário municipal de Agricultura, Marcelo “Boca”, visitaram pecuaristas que aumentaram sua produtividade aplicando as técnicas do programa.

No fim de semana, o prefeito verificou os resultados positivos do plantel do casal de produtores Carlos Eduardo da Silva, popular “Carlinhos”, e sua esposa Jussara Adriana Farias da Silva, administradores da Cabanha Venceslau. Em 2013, antes de adotarem o programa Balde Cheio, cada vaca produzia 10 litros por dia e cada hectare tinha produtividade de 12,7 litros. Agora, com o Balde Cheio, a produtividade das vacas passou para 20 litros por dia e cada hectare produz um total de 175 litros, um aumento de quase 14 vezes.

“Os resultados são incríveis e fico feliz de ver que, desde que ajudei a trazer o projeto para Vilhena e a conscientizar os produtores a aderir a ele, a quantidade de leite no município aumentou muito, bem como a produtividade individual de cada um que participa do Balde Cheio. Isso gera mais renda e mais qualidade de vida a todos”, garante o prefeito Eduardo Japonês.

Marcelo “Boca” visitou o produtor de leite Cledimar Silva, da Associação dos Pequenos Chacareiros Setor Aeroporto (Apcsa). “Durante a visita acompanhei também o encascalhamento no corredor próximo à propriedade por uma equipe da nossa patrulha mecanizada do Porteira Adentro. O Balde Cheio capacita os pequenos produtores de leite com técnicas, práticas e processos agrícolas, zootécnicos, gerenciais e ambientais desenvolvidos inicialmente pela Embrapa e agora difundidos pela Semagri. É muito bom vermos que o trabalho dá resultados importantes e práticos na vida das pessoas”, conta Marcelo.

Interessados em fazer parte do programa podem procurar a Semagri de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, no prédio do antigo Verdurão, na avenida Jô Sato (BR-174). Mais informações podem ser conseguidas também pelo WhatsApp institucional da Prefeitura, 3919-7081.

Semcom

BALDE CHEIO: de 12,7 litros por hectare produtores conseguiram aumentar a produtividade para 175 litros por hectare