Assembleia de Rondônia manifesta preocupação com rondonienses presos na Bolívia

Deputados pedem ao Ministro das Relações Exteriores urgência para repatriar os brasileiros

1128

Em um comunicado emitido hoje a Assembleia Legislativa de Rondônia demonstra preocupação com os rondonienses que vivem na Bolívia e estão impedidos de sair do país por causa do fechamento das fronteiras. Segundo dados do governo federal do Brasil, cerca de 25 mil estudantes brasileiros, a maioria vivendo muito de perto da série de confrontos que têm se registrado na Bolívia nos últimos dias, correm risco.

 Em nota a ALE-RO diz que “é grave situação vivenciada [no país vizinho] com a deflagração de greve, enfrentamentos de grupos, e o fechamento das fronteiras”. Nesta quinta-feira (31) os deputados de Rondônia em caráter emergencial, fizeram uma série de encaminhamentos, visando resguardar a integridade física e eventual retirada de brasileiros, que se encontram principalmente nas localidades de Cochabamba, Santa Cruz, Beni e Pando.

“A primeira providência foi interpelar o Senhor Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Ernesto Henrique Fraga Araújo, para que efetive urgente negociação diplomática com o Governo Boliviano, e sejam adotadas medidas emergenciais de segurança e a consequente retirada dos brasileiros daquele país. Também por meio de ofício, foi solicitado ao Senhor Embaixador do Brasil na Bolívia, José Kin, que ultime os primeiros entendimentos com o Governo da Bolívia, no sentido de organizar a retirada de estudantes rondonienses, para território brasileiro”. O documento é assinado pelo presidente Laerte Gomes.

Desde a eleição (sob suspeita), para um quarto mandato do presidente Evo Morales, o país está dividido e muito perto de uma conflagração que pode se tornar rumos imprevisíveis.

Em alguns pontos de Santa Cruz de La Sierra, mineiros que apoiam Morales proíbem a circulação de ônibus, caminhões e carros e ameaçam explodir com dinamite quem tentar passar pelo bloqueio. No site eldeber.com.bo, várias notícias e fotos dos confrontos ilustram a cobertura jornalística dos lamentáveis eventos na Bolívia.

Na semana passada o Vilhena Notícias entrevistou a bacharelada em direito e administradora empresarial, Angélica Kaiser, moradora da cidade Vilhena, mas que há cerca de um mês está na cidade de Santa Cruz de La Sierra, presa em meio ao caos político que vive o país vizinho e impedida de voltar ao Brasil.

Angélica foi à Bolívia realizar uma cirurgia no dia 26 de setembro e se hospedou na casa da mãe. A passagem de volta da vilhenense estava marcada para o último dia 22, terça-feira, porém, no domingo, 20, foi declarado o Paro Nacional e ela, assim como seus familiares, estão impedidos de ir sequer à rua.

Confira a entrevista no link: https://vilhenanoticias.com.br/destaques/vilhenense-que-foi-a-bolivia-para-fazer-cirurgia-esta-presa-em-meio-ao-caos-politico-do-pais-vizinho/