Após 5 dias na UTI, Juraci Duarte, ex-diretor do presídio de Vilhena, sofre morte encefálica

14058
Foto: Reprodução/Rede social

Foi diagnosticado com morte encefálica nesta sexta-feira (17/01) à tarde, em Cuiabá, o agente penitenciário e ex-diretor do Centro de Ressocialização Cone Sul, de Vilhena, Juraci Santos Duarte, de 40 anos de idade.

Ele foi internado na UTI de um hospital da capital mato-grossense no dia 12 de janeiro de 2020, após passar mal durante a tradicional Corrida de Reis, um circuito de rua realizado há quase quatro décadas em Cuiabá.

Novos exames clínicos e laboratoriais deverão ser realizados hoje e amanhã para confirmar o quadro irreversível. Dois irmãos de Duarte viajaram para acompanhar o caso e terão que tomar a decisão sobre o momento de desligar os aparelhos que mantêm o consanguíneo vivo. A esposa do agente está na capital.

No dia que foi internado Duarte passou por exames, mas nenhuma anormalidade havia sido diagnosticada. Já na segunda-feira, dia 13, ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e foi submetido a uma cirurgia de urgência. As causas que levaram à morte encefálica ainda deverão ser apontadas em um laudo médico. A suspeita recai sobre uma tromboembolia, “que é uma doença que começa quando coágulos, os trombos, são formados em veias ou artérias e podem se deslocar causando bloqueio à passagem do sangue. Esse deslocamento pode levar a casos graves, como embolia pulmonar, AVC e até amputações de membros”.

Servidor estadual e militante político

Juraci nasceu em novembro de 1979 em Colorado do Oeste. Ele era servidor Público Estadual em Vilhena. Militante político, em 2018 ele concorreu ao cargo de Deputado Estadual em Rondônia pelo PHS – Partido Humanista da Solidariedade. Em outubro, no ano passado, ele entrou para PRB –  Partido Republicano Brasileiro – e foi anunciado pela sigla como como possível nome para ser “cabeça de chapa” numa eventual candidatura a prefeito de Vilhena.