Aos 23 anos, repórter Abel Labajos Ruiz morre vítima de parada cardiorrespiratória

5408
Abel Labajos Ruiz. (Foto: Arquivo pessoal)

É com pesar que comunicamos o falecimento, ocorrido na tarde desse domingo, 31 de maio, de Abel Labajos Ruiz, aos 23 anos, vítima de parada cardiorrespiratória. Ele foi hospitalizado no Hospital Adamastor Teixeira de Oliveira, em Vilhena, na quinta-feira, 29, por estar com dificuldades de respirar.

Segundo a família, Abel era portador da Síndrome de Marfam. A enfermidade é um distúrbio raro do tecido conjuntivo que causa anomalias no coração, nos vasos sanguíneos, nos pulmões e no sistema nervoso central.

Abel era repórter do jornal Folha de Vilhena, que pertence à sua família, e escreveu sobre cultura, esporte, política e policial. Ele estava prestes a se formar em Comunicação Social/Jornalismo pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – campus Vilhena, para se tornar jornalista profissional.

O jornal Folha de Vilhena escreveu: “conhecido por sua amizade, sua educação e seu profundo respeito, o jovem deixará saudades nos corações daqueles que puderam desfrutar de sua companhia”.

Superação

Professora Ana Neri em entrevista ao repórter Abel Labajos, em 2018.

Com um quadro grave de hipovisão, Abel enfrentava desafios diários para se locomover, acompanhar as aulas, estudar e fazer as provas da faculdade. Em sala, os colegas contam que ele usava o zoom da câmera fotográfica do celular para conseguir enxergar o que era escrito na lousa pelos professores.

Em 2019, para a disciplina de fotojornalismo, ele produziu uma série fotográfica sensível para retratar as dificuldades diárias dos deficientes visuais. Para amigos e colegas dos bancos da universidade, Abel Labajos Ruiz foi sinônimo de superação.

Quem desejar prestar condolências pode comparecer ao velório na capela mortuária, anexa ao Cemitério Municipal Cristo Rei, a partir das 8h da manhã desta segunda-feira, 1º de junho.