“Agora a população e empresários tem que fazer sua parte na higienização”, diz prefeito sobre liberação do comércio

12080

O VILHENA NOTÍCIAS entrevistou na manhã desta segunda-feira, 30 de março, o prefeito Eduardo Japonês (PV), sobre a reabertura do comércio em Vilhena, que segundo ele, será decretado nesta semana, no dia 1º.

Japonês se diz preocupado com as pessoas que estão na informalidade, que sobrevivem do que vendem no dia-a-dia, e não tem como comer. “A maioria do empresariado tem linhas de créditos e capital e consegue sobreviver, os trabalhadores pode conseguir ficar algumas semanas, mesmo que dispensados vivendo com o seguro desemprego, mas os autônomos e informais, a urgência deles é agora, eles precisam vender para sobreviver”, constatou o prefeito.

Eduardo se mostrou chateado com falta de consistência nas determinações do governo federal e do presidente Jair Bolsonaro em relação a crise. “Sem uma diretriz clara do presidente, nós prefeitos tivemos que tomar atitude, e por isso houve o decreto para fechar o comercio por esses 15 dias”, argumentou.

Neste 1º de abril, segundo Eduardo Japonês o comércio estará livre para abrir as portas, no entanto, obedecendo às rígidas medidas de saúde. “A Polícia Militar e a Vigilância Sanitária vão fazer a fiscalização, se os comércios estão cumprindo as determinações de higiene para evitar a contaminação. Além de um telefone para que se façam denúncias”, comentou.

O prefeito ressaltou que o mais importante agora, é a atitude da população e dos comerciantes. “Se cada um fizer a sua parte, tanto os comerciantes como a população poderemos enfrentar o coronavírus, como toda nossa capacidade em Vilhena. E poucas pessoas serão contaminadas de uma vez”, finalizou.