3º BPM: Batalhão Governador Jorge Teixeira de Oliveira completa 32 anos

916

Localizado no Cone Sul do Estado de Rondônia com sede em Vilhena, cerca de 700 KM da capital, o 3º Batalhão de Polícia Militar também conhecido como Batalhão Governador Jorge Teixeira de Oliveira completou 32 anos nesta quinta-feira (22).

Em função da Pandemia do Coronavírus (Covid 19) este ano não foi realizada a tradicional formatura militar de aniversário, que foi substituída por algumas atividades físicas e de avaliação de saúde.

Foi realizado um momento de intercessão ecumênica no campo de futebol para a abertura das atividades, logo em seguida professores e acadêmicos do curso de educação física e enfermagem da faculdade Fimca realizaram avaliações das condições físicas e de saúde dos militares, bem como executaram treinamentos funcionais. Ao final foi realizado um café da manhã com frutas e com direito a bolo de aniversário.

“O propósito destas atividades é incentivar a melhoria da qualidade de vida, de modo que os resultados sejam satisfatórios tanto física quanto psicologicamente aos militares”, reforça o comandante do 3º BPM, Major Thiago Araujo Santos.

Histórico do 3º BPM

Em 1973 o aspirante a Oficial Caculakis e outros quatro policiais pertencentes à Guarda Territorial (GT) instalaram em Vilhena uma Delegacia Especial, localizada onde hoje funciona o Banco do Brasil, que tinha como área de responsabilidade a região do Cone Sul rondoniense até o município de Pontes e Lacerda, no Estado de Mato Grosso.

No ano de 1975, o 3º Sargento PM Marlúcio Rodrigues de Souza assume o comando do primeiro Destacamento Policial Militar na então Vila de Vilhena, ainda sem designação operacional.

Em 23 de novembro de 1977 a Vila de Vilhena é elevada à categoria de Município. Em 1980 já conta com um Pelotão Policial Militar e com um Grupamento de Polícia Militar Destacado de Colorado do Oeste. Em 1982 é ativado o 3ª GP/ 3º PEL/3ª CIA/1º BPM, no então Distrito de Cerejeiras.

Em 03 de agosto de 1988, através do Decreto nº 3856, é ativado o 3º Batalhão de Polícia Militar, tendo como seu primeiro Comandante o então Major PM João Carlos Sinott Balbi. No mesmo ano, em 22 de outubro, o Comandante Geral da PMRO, Coronel PM João Maria Sobral De Carvalho, inaugura o 3º BPM, designando o título honorífico de “O Guardião do Portal da Amazônia”.

Em 26 de novembro de 1993, o 3º Batalhão de Polícia Militar recebeu a designação de “Batalhão Governador Jorge Teixeira de Oliveira”.

Atualmente a unidade é composta por equipes que atuam na Central de Monitoramento de Vilhena, Serviço Administrativo, Núcleo de Inteligência, Patrulha Escolar, Patrulha Maria da Penha, Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO), Pelotão de Trânsito, Radiopatrulhas entre outros. São Policiais Militares que trabalham diuturnamente, em todas as localidades habitadas do 3º BPM, para realizar a missão de executar segurança pública e proteger o cidadão, mesmo com o risco da própria vida.

O atual comandante é o Major PM Thiago Araujo Santos e o subcomandante é o Major PM Helberth Aldimas Soares Ferreira.

Palavras do Comandante do 3º BPM

Aos Policiais Militares 3º Batalhão de Polícia Militar destaco o esforço e dedicação dos serviços prestados diuturnamente à comunidade da região Cone Sul do Estado de Rondônia, especialmente nos tempos em que vivemos em meio à pandemia do Coronavírus (Covid 19).

Apesar de vivermos momentos muito difíceis, jamais deixamos de executar a nobre missão de segurança pública pois sabemos que os desafios e dificuldades nos forjam e tornam melhores a cada dia.

Nossa unidade é composta de profissionais altamente comprometidos e aprimorados em sua capacidade operacional, os quais são fundamentados em princípios e valores que são referências à sociedade.

Minhas continências aos senhores e senhoras Policiais Militares.

 

Fonte: Assessoria do 3º BPM