150 dias de funcionamento: Ambulatório Covid-19 fez mais de 16 mil atendimentos desde janeiro

Unidade de saúde oferece consultas, orientações, receitas, atestados e pedidos de internação todos os dias, inclusive feriados

461

O Ambulatório Covid-19, da Prefeitura de Vilhena, que oferece o primeiro atendimento a todas as pessoas com sintomas de covid-19, completou 150 dias de funcionamento nesta semana. De 11 de janeiro até esta quinta-feira, 10 de junho, foram realizados 16,5 mil atendimentos no local, que desde o fim de maio funciona na avenida Rony de Castro, aos fundos da Câmara Municipal de Vereadores, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira e feriados, e das 7h às 19h, nos sábados e domingos.

“Estamos fazendo alertas diários à população quanto à necessidade de cuidados de prevenção. A iminência de uma terceira onda motivou organizarmos um drive-thru de testagem na semana que vem, endurecer as normas de restrições e também ampliar nossa comunicação com a cidade. Os dados de atendimentos no Ambulatório Covid-19 mostram que desde o fim de abril presenciamos um lento, porém constante, incremento no número de sintomáticos na cidade”, explica a secretária municipal de Saúde, Siclinda Raasch.

Quando abriu, em 11 de janeiro, o Ambulatório Covid-19 registrou o maior número de atendimentos até agora, com 334 pacientes sendo consultados nesta data, sendo que antes disso as consultas eram feitas em todos os postinhos de saúde do município, de maneira descentralizada. Durante os 30 dias seguintes à inauguração da unidade, a queda neste indicador foi evidente, chegando à média de sete dias em 16 de fevereiro com o menor número registrado até agora: 63 atendimentos por dia. Na sequência houve novo pico local, chegando a 126 atendimentos médios por dia em 25 de março.

Apresentando nova queda nos atendimentos médios diários a partir de então, o vale mais recente no gráfico foi alcançado em 27 de abril, quando foram registrados 66 atendimentos na média de sete dias. Desde então houve aumento paulatino no número de sintomáticos que procuram o Ambulatório Covid-19, chegando a 121 atendimentos diários médios em 2 de junho, registrando leve redução até o último dia 10 de junho.

No período em que o Ambulatório está aberto foram identificados quase 6.944 casos confirmados de covid-19, média de 45,9 casos por dia. No mesmo período foram feitos 16.493 atendimentos no Ambulatório, média de 109,2 por dia.

A Prefeitura de Vilhena ressalta que é importante que todos que tenham sintomas procurem o Ambulatório Covid-19 o quanto antes, para que receba orientações, atestado, receitas ou até mesmo pedido de internação.

Semcom

QUASE 7 MIL casos confirmados de covid-19 foram identificados dede que o Ambulatório passou a funcionar