Três das melhores noites de luta UFC que já aconteceram no Brasil

248

O Ultimate Fighting Championship (UFC) lutou para sair do chão quando foi inventado pela primeira vez. De fato, mesmo quando a Dana White comprou a empresa em 2001, não havia muitos locais e grandes empresas que quisessem ser associados ao esporte brutal. No entanto, 20 anos de avanço rápido, e a empresa MMA é conhecida e amada por milhões de pessoas em todo o mundo.

O Brasil é um país em particular que a popularidade da UFC disparou nos últimos anos, e agora é considerado o segundo maior esporte apenas para o futebol. É claro que o sucesso de vários brasileiros, incluindo Anderson Silva e José Also, tem desempenhado um grande papel nisso.

Como o Fight Nights começou a se aventurar fora dos EUA e da sede do UFC em Las Vegas ao longo dos anos, o país sul-americano tem sido um destino popular para a realização de eventos, e não há dúvida de que a próxima disputa entre Thiago Santos e Johnny Walker, que o primeiro é o favorito para ganhar com esta casa de aposta, teria ocorrido em sua terra natal se não fosse a pandemia em curso.

Assim, enquanto aguardamos ansiosamente o retorno dos eventos UFC ao Brasil, vamos dar uma olhada em três das melhores noites de luta que aconteceram no país sul-americano. Continue lendo para saber mais!

UFC 134: Silva vs Okami – 2011

Apesar de sua popularidade e do sucesso do evento inaugural da UFC no Brasil em 1998, a primeira Noite de Luta da Era Branca foi apenas 10 anos atrás, em 2011. Uma luta pelo título de pesos médios entre Silva, que era muitas vezes o favorito antes dos combates nas melhores apostas, e Yuhin Okami manchete o cartão na Arena HSBC no Rio de Janeiro, com ‘a Aranha’ defendendo seu cinto com um segundo round TKO. Quase todos os confrontos das 12 lutas tiveram um brasileiro, com Maurício Rua, Edson Barboza e Antônio Rodrigo Nogueira todos ganhando no cartão principal, enquanto Luiz Cane não pôde dar algo para a torcida da casa, pois foi derrotado por Stanislav Nedkov. Tudo-em-tudo, foi uma noite de luta emocionante, com seis lutas terminando através de paradas.

UFC 198: Werdum vs Miocic – 2016

UFC 198: Werdum vs Miocic é indiscutivelmente o melhor evento a ter ocorrido no Brasil. A Noite de Luta de 2016 aconteceu na Arena da Baixada em Curitiba e contou com a presença de alguns dos maiores nomes do esporte. Para desespero da torcida da casa, Fabrício Werdum foi eliminado por Stipe Miocic na primeira rodada da manchete do combate, perdendo posteriormente seu cinto de pesos pesados para o americano. Ronaldo Souza venceu Vitor Belfort na disputa de pesos médios, enquanto também houve vitórias para Cris Cyborg, Rua, e Bryan Barberena, que venceu o brasileiro Warlley Alves, na carta principal. Todas as sete lutas preliminares foram vencidas por brasileiros.

UFC Brasil: Ultimate Brasil – 1998

É claro que não podemos falar dos melhores eventos UFC no Brasil sem mencionar o primeiro – Ultimate Brazil. A Noite de Luta de 1998, que aconteceu no Ginásio da Portuguesa em São Paulo, foi apenas a segunda a ocorrer fora dos Estados Unidos, e foi encabeçada por uma luta pelo título de peso médio entre Frank Shamrock e John Lober, com o primeiro defendendo seu título por submissão, enquanto Pat Miletich e Mikey Burnett lutaram por 21 minutos seguidos. Vitor Belfort também se apresentou antes de um breve período com PRIDE, enviando Wanderlei Silva dentro de apenas 44 segundos. Os brasileiros Pedro Rizzo e Ebenezer Fontes Braga também ganharam no cartão principal.