Mapa mostra Terra até 750 milhões de anos atrás; veja onde ficava sua cidade

Site ainda oferece algumas informações complementares sobre as localidades pesquisadas.

1111

Ian Webster, paleontólogo da Califórnia, criou um mapa interativo que permite visualizar como localidades do mundo mudaram ao longo de 750 milhões de anos. A criação, que pode ser acessada por meio do site oficial, apresenta uma série de ferramentas que também facilitam maneiras de descobrir sobre a Terra, como onde viveram os primeiros répteis ou quando a primeira flor nasceu.

“Isso mostra que nosso ambiente é dinâmico e pode mudar. A história da Terra é mais longa do que podemos imaginar, e o arranjo atual de placas tectônicas e continentes é um acidente do tempo. Será muito diferente no futuro”, disse Webster à CNN.

O site permite que os usuários insiram sua localização e, em seguida, encontrem esses locais como eram. O resultado é que os internautas podem ver onde suas localidades estavam localizadas há centenas de milhões de anos. Por exemplo, é possível ver onde Nova York estava na época da Pangeia.

“Meu software ‘geocodifica’ a localização do usuário e usa modelos (de Scotese) para executar sua localidade retroativamente no tempo. Eu mesmo construí a visualização do globo interativo e a integração entre as plataformas para que pessoas possam encontrar suas localizações”, descreve Webster.

Localização de São Paulo há 300 milhões de anos. Foto: Ian Webster/ Reprodução

Pesquisando um local no mapa, um globo 3D indica onde a área estava localizada há milhões de anos. Além disso, ele é capaz de mostrar quais espécies de dinossauros viviam na região do local procurado.
A criação é ilustrada com dados científicos complexos e completos, oferecendo maneiras interativas e fáceis para que professores ou qualquer pessoa interessada em história possa aprender.

“O objetivo é despertar o fascínio e, com sorte, o respeito por cientistas que trabalham todos os dias para entender melhor nosso mundo e seu passado. Ele também contém surpresas divertidas, por exemplo, como os Estados Unidos costumavam ser divididos por um mar raso”, finaliza.

 

 

FONTE: OLHAR DIGITAL