18 DE JUNHO: Comemoração do Dia da Imigração Japonesa

2309

Foi nesta data, em 1908, que chegaram ao Brasil os primeiros imigrantes vindos do Japão. Após 52 dias de viagem, o navio Kasato Maru atracou no Porto de Santos, trazendo a bordo 781 japoneses que haviam atravessado o mundo em busca da promessa de uma vida mais próspera.

Esse foi o primeiro de muitos grupos de japoneses que viriam ao Brasil, principalmente para trabalhar em lavouras e suprir a falta de mão-de-obra nos estados de São Paulo e do Paraná.

Novas ondas migratórias levaram os japoneses a outras regiões, e hoje cerca de 2 milhões de japoneses e nipo-descendentes integram grandes cidades e comunidades localizadas do norte ao sul do país.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, a expressão nikkei significa descendentes nascidos fora do Japão, japoneses que vivem no exterior ou ainda simpatizantes da cultura japonesa. De acordo com a entidade, estima-se que há 3,8 milhões de nikkeis no mundo – o Brasil é o país onde há maior número de representantes.