Campus Colorado realiza certificação de curso FIC em embutidos e defumados

423

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, realizou a certificação do Curso de Formação Inicial em Fabricação de Embutidos e Defumados no dia 14 de abril de 2022.

O curso formou um total de 29 mulheres em Colorado do Oeste, sendo que as que não puderam comparecer na entrega dos certificados, receberão o documento posteriormente. A entrega dos certificados foi realizada no refeitório do campus, com degustação de embutidos e defumados que as próprias alunas produziram.

O curso foi realizado dentro do Projeto Empoderamento da Mulher no formato FIC (Formação Inicial e Continuada). As cursistas tiveram disciplinas teóricas e práticas voltadas para formação técnica. Conforme o Coordenador do Curso, Márcio Adolfo de Almeida, “houve algumas disciplinas teóricas, como matemática e língua portuguesa, pois a empreendedora que vai divulgar seu produto precisa ter uma boa escrita, uma boa produção de publicidade. E as aulas práticas foram exatamente isso: a prática de higienização do ambiente e a fabricação de embutidos e defumados”, explicou Márcio.

O Professor comentou ainda sobre os objetivos desta formação. “Nosso objetivo é que as mulheres tenham uma renda extra, permitindo a elas, por exemplo, ao mesmo tempo realizar todas as suas tarefas diárias e também produzir embutidos e defumados. Ainda há a possibilidade de se expandir os negócios em uma possível sociedade. Elas também podem reunir um grupo de mulheres formando uma pequena empresa para produzir seus embutidos e defumados e comercializar na região, ou seja, progredir de forma que elas tenham essa ocupação interessante”, expôs.

A importância das mulheres buscarem capacitação para evolução nos negócios foi ressaltada pelo docente. “O importante é a formação completa das mulheres. Por isso, o Projeto Empoderamento da Mulher visa tornar a mulher independente e aberta para o negócio, pois também é um curso de empreendedorismo. E por fim, agradeço e parabenizo a todas elas que participaram”, concluiu Márcio.

Malcy Ocampo de Almeida, aluna do curso, comentou sobre o aprendizado que teve nesta formação não somente para uso profissional, mas também na vida cotidiana. “Todo conhecimento é muito bom. E foi positivo aprender mais na área de alimentação, ainda mais algo que pode incrementar a renda familiar. Para nós teve um significado muito grande. Todas que fizeram o curso são donas de casa. A gente aprendeu várias coisas nas aulas práticas, como a trabalhar com os defumados, manusear as carnes, a conservação das dos alimentos, enfim coisas que realmente usaremos para o nosso dia a dia”, considerou.

A aluna Malcy agradeceu aos professores que participaram, em especial ao Professor do Campus Colorado do Oeste, Álvaro Magalhães, em memória. “A gente aprendeu muito com o Professor Álvaro. Ele era um professor muito bom em sala, extrovertido e com uma paciência com todas nós. E obrigado a todos os professores em geral”, finalizou.