Semagri garante acessibilidade em propriedade de mãe e filhas com “ossos de vidro”

Melhoria na estrada garantirá mais qualidade de vida às beneficiadas, que têm osteogênese imperfeita.

312

Recentemente a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) realizou uma série de trabalhos na Linha União, antiga Linha Carevel, através do programa Porteira Adentro, garantindo a acessibilidade na propriedade de uma família que sofre com a doença osteogênese imperfeita, também conhecida como “ossos de vidro”. A Prefeitura de Vilhena, produziu um vídeo, contando a história da família, relembre aqui: www.youtube.com/watch?v=ZfwJJQol6Ik.

Luzia Aparecida tem duas filhas, filhas Kauanny Aparecida e Rayanny Aparecida. As três nasceram com osteogênese imperfeita, uma rara doença genética que atinge um em cada vinte mil indivíduos. A deficiência na produção de colágeno tipo 1 faz com que o paciente apresente ossos e dentes fracos, comumente chamados de “ossos de vidro”.

“Nós temos osteogênese imperfeita. Somos muito frágeis. Nossos ossos se quebram espontaneamente. A Kauanny, de 11 anos, já tem 86 quebraduras. A Rayanny, de 8 anos, já tem 75. E eu durante a minha vida já tive 102”, lembra Luzia.

Edmar Melo, secretário municipal de Agricultura, lembra que recebeu pedidos de recuperação da área da vice-prefeita Patrícia da Glória e da vereadora Vivian Repessold. “Para garantir acessibilidade desta família, mobilizamos parte da frota até aqui. Foi um pedido da nossa vice-prefeita, Patrícia e da vereadora Vivian. Já havíamos feito um paliativo na área, então realizamos uma reavaliação e iniciamos o trabalho de cascalhamento. É um grande prazer ajudar esta família que tanto precisa desse acesso. A Prefeitura está aí para servir”, conclui o secretário. 

A irmã de Luzia, Natalina Oliveira, lembra que o trabalho da secretaria colabora na busca do tratamento da doença. “Aqui na linha minha irmã e minhas sobrinhas têm esta doença e fazem o tratamento em São Paulo. Além disso, nossa mãe, que está idosa, tem dificuldades de locomoção também. Então, era bem difícil pra gente ir pra rua. Agora eu estou bem tranquila e feliz com a nossa estrada arrumada. Graças a Deus, estão olhando por nós”, conclui Natalina.

ASSISTA – Lembre esta história contada em vídeo, no canal da Prefeitura de Vilhena, através do link: www.youtube.com/watch?v=ZfwJJQol6Ik. Para ver este e mais conteúdos relacionados ao município, acesse: www.youtube.com/c/PrefeituradeVilhena/ e se inscreva para receber novos vídeos.

Semcom