Cerca de 100 produtores rurais se beneficiam de evento do Governo com informações sobre plantio de tomate em Vilhena

Evento organizado pela Emater em parceria com a Prefeitura de Vilhena reuniu dezenas de agricultores familiares

530

O Governo do Estado e a Prefeitura de Vilhena realizaram recentemente o Dia Especial Sobre a Olericultura, que reuniu cerca de 100 produtores rurais na Cooperativa dos Fruticultores de Vilhena (Cooperfrutos). Com palestras e almoço, o evento serviu como importante fonte de informações sobre as melhores práticas para o cultivo de tomate, além de prestar serviços de atendimento em entidades parceiras que estiveram no evento.

A realização do evento é fruto da parceria da Seagri (Secretaria de Estado da Agricultura), Emater (Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural), Idaron (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), além das Prefeituras de Vilhena e Cerejeiras, com participação da cooperativa de crédito Sicoob Credisul, do Banco da Amazônica e LS Máquinas Agrícolas.

No evento estiveram os vereadores Wilson Tabalipa, Sargento Damassa e Professora Vivian, bem como do secretário municipal de Agricultura, Geovane da Veiga, o gerente regional do Sebrae, Chariff Mohamed, o gerente regional da Emater, Cleverson de Oliveira, bem como servidores das entidades participantes.

De acordo com o gerente regional da Emater, Cleverson de Oliveira, o evento tomou grandes proporções devido ao trabalho conjunto da Prefeitura com o Governo. “Nada desse trabalho que está acontecendo na propriedade do Lindomar e Flora seria possível sem essa parceria.  Essa logística e suporte de transporte de calcário, das mudas de café até as propriedades feita pela Semagri, e a orientação técnica da Emater sobre como plantar corretamente, adubar, realizar o trato da cultura, entre outras informações. São parcerias que deram certo e estão gerando bons frutos. É esse o nosso trabalho: auxiliar a agricultura familiar”, salientou.

“A gente tem trabalhado nesses eventos com a finalidade de levar conhecimento aos produtores para que possam investir da maneira correta tanto na cultura do café, como também no plantio de tomate, pimentão e pepino. A propriedade na qual foi realizado esse evento é modelo para outros produtores.  Essa parceria entre Prefeitura de Vilhena e Governo de Estado ajuda o produtor. Nós, da Semagri, oferecemos as máquinas com transporte, recuperação de estradas e Porteira Adentro, enquanto a Emater e Seagri prestam grande serviço com assistência técnica”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Geovane da Veiga.

O produtor Lindomar Dias, anfitrião do evento em sua propriedade, disse que o evento foi importante para os produtores presentes. “Eu, por exemplo, preciso de calcário. A Prefeitura me atende. Quando preciso de uma orientação técnica na minha cultura, a Emater vem e auxilia. Então só tenho a agradecer o pessoal da Semagri, Emater e Seagri que sempre me atendem quando preciso. Peço que os outros produtores busquem esses órgãos para auxiliar nas suas culturas”, finalizou Lindomar.

No evento a Prefeitura de Vilhena teve participação ativa com oferecimento de orientações sobre microcrédito do Banco do Povo por servidores da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, bem como palestra oferecida pela Secretaria Municipal de Fazenda direcionada aos moradores que tenham chácaras produtivas na zona urbana.