10 mil mudas: Prefeitura de Vilhena e Governo do Estado apoiam plantio de café em pequenas propriedades

Programa “Plante Mais” visa melhorar renda de agricultores familiares e combater o desmatamento.

641

Nesta semana pequenos produtores rurais receberam 10 mil mudas de café através do programa “Plante Mais”. A iniciativa é fruto de parceria da Prefeitura de Vilhena com o Governo do Estado que visa estimular o aumento da produção cafeeira e cacaueira na cidade, bem como evitar o desmatamento enquanto melhora a renda dos agricultores familiares. A ação é coordenada em Vilhena pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) em conjunto com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater).

Para o secretário municipal de Agricultura, Geovane da Veiga, vários produtores serão beneficiados com as mudas de café e cacau clonal através de um levantamento da equipe técnica da secretaria. “Essa entrega contemplou quatro produtores com 2,5 mil mudas cada. Isso representará um aumento considerável naprodução local. Cada pé gera 2,5 kg de fruto por ano, que resultam em 0,5 kg de grãos. Assim, teremos potencialmente 5 mil quilos de café produzidos em solo vilhenense somente através dessa entrega de hoje. Para chegar lá vamos oferecer apoio da assistência técnica da Semagri e Emater”, finalizou Geovane.

De acordo como o extensionista rural da Emater Lauro Vilas Boas, a entrega é possível graças a trabalho conjunto da Prefeitura com o Estado. “A Emater fez a identificação desses produtores para montar todo o processo de documentação e viabilidade técnica. A Semagri entra também com a parte do carregamento das mudas no viveiro até a entrega nas propriedades do produtor”, pontua Lauro.

O produtor Marcelo Schmidt da linha Xafariz conta que estava aguardando pela chegada das mudas em sua propriedade. “A gente já tinha pegado há 30 dias 2,5 mil mudas que já plantamos e estão em fase de brotação e agora estamos pegando mais 2,5 mil para aumentar nosso plantio. Essa parceria entre Semagri, Seagri e Emater é importante para a agricultura familiar do município. Se a gente não conseguisse as mudas através desses programas, ninguém ia conseguir plantar nada. Hoje em dia pra conseguir as coisas é difícil e sem ajuda do Governo e Prefeitura a agricultura familiar do município não alavanca”, frisou Marcelo.

Mais informações sobre o programa podem ser conseguidas diretamente na Semagri, que funciona no antigo prédio do Verdurão, na avenida Jô Sato.

FONTE: SEMCOM