Erro em campanha de trânsito causa mais um acidente na Major

212

Um erro numa das campanhas de trânsito realizada pelo DETRAN e a Secretaria de Trânsito de Vilhena neste ano, causou um acidente na Avenida Major Amarante em frente ao Bradesco, por volta das 12h50 desta terça-feira, 22 de novembro.

Cássio Vinicius Muller, 22 anos, que conduzia um VW Pólo preto placa NDA-8701/Vilhena trafegava na Avenida Major Amarante sentido Bairro São José e na mesma direção, vinha uma Motocicleta Biz 125cc de cor azul, placa JYD-7724/Comodoro conduzida por Vânia Rocha Silva, 30 anos, que trazia de carona Glauciane Gonçalves da Silva, 18 anos.

Segundo o motorista do carro Pólo ele parou na faixa de pedestre no meio do cruzamento, momento este, que a condutora da motocicleta não conseguindo parar a tempo colidiu na traseira do veículo vindo a cair no asfalto.

A condutora da moto nada sofreu, porém a passageira teve várias lesões pelo corpo sendo necessária a presença do Corpo de Bombeiros para conduzi-la ao Hospital Regional.

A Polícia de transito “P-tran” compareceu ao local e registrou a ocorrência.

ERRO NÃO CORRIGIDO

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, em seu artigo 69, especifica que o pedestre tem que tomar as devidas precauções ao atravessar as faixas destinadas a eles, como verificar a velocidade dos veículos, a distância e a se existe uma boa visibilidade. Em nenhum momento o CBT obriga os condutores a parar para facilitar a passagem aos pedestres.

A campanha realizada em Vilhena (LEIA AQUI) no início deste ano já causou outros acidentes (LEIA AQUI, pois a prática ensinada e disseminada pelas autoridades de trânsito de Vilhena é que os pedestres levantem a mão perto da faixa de segurança nas avenidas da cidade e os carros parem subitamente para dar preferência aos pedestres.

O que acontece é que os motorista que estão trafegando nas avenidas não esperam que o carro da frente pare subitamente, já que é uma avenida e em determinados cruzamentos existe semáforos que acabam fornecendo passagem para os pedestres. E de acordo com código de trânsito o pedestre que necessita averiguar a possibilidade de passar ou não na faixa, porém se já estiver na faixa o motorista terá que dar passagem.

Ademais, os números alarmantes de acidentes em Vilhena envolvem carros e motos e pouquíssimos casos com pedestres, porém, se esta atitude disseminada erroneamente não for desfeita, teremos mais acidentes de transito no centro de Vilhena do que antes da campanha.

Pois, em outras cidades, quando é dado preferência aos pedestres em avenidas, se utiliza um semáforo ou uma elevação na via (quebra-molas maior) com sinalização de alerta e não apenas a mão e a coragem do pedestre.

Talvez o que tenha faltado para o DETRAN e a SEMTRAN é orçamento de menos e boa vontade demais.

DE QUALQUER JEITO MULTA 

Uma das situações que evidenciam o erro desta questão são os veículos parando no meio do cruzamento para dar preferência aos pedestres. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito em seu artigo 45, é especificado que o motorista deve estar atento para não parar sobre cruzamentos e em seu artigo 182 prevê multa para os que cometerem a infração, que é considerada média. A multa pode chegar a R$ 127,00.

Contudo, alguns motoristas foram multados por não respeitarem os pedestres (LEIA AQUI) e outros que pararam no meio cruzamento foram liberados.

É necessário que se faça alguma coisa, pois senão os acidentes irão aumentar em vez de diminuir a cada nova campanha de transito.