Os estágios estão suspensos desde o mês de abril após denúncias em que alunos estariam estagiando em órgãos públicos sem estarem vacinados contra a covid-19. (LEIA AQUI)
Segundo o Ministério Público, os alunos precisam estar vacinados com a segunda dose da vacina contra covid-19 e só assim estão autorizados a voltarem aos estágios, enquanto isso as atividades permaneceram suspensas. O coordenador do curso de fisioterapia da Unesc, informou ao Vilhena Notícias a atual situação após o Decreto nº 52.417 de 28 de abril de 2021, que libera os estágios apenas com a segunda dose da vacina.
“O decreto é um passo importante para a regulamentação dos estágios durante este período de pandemia, entretanto, existem alunos que tomaram a vacina Coronavac e outros que receberam somente a vacina Oxford. Dessa forma, dificulta a realização dos estágios, pois o prazo da segunda dose da Oxford é longo” pontua o coordenador.
De acordo com ele, o prazo para a segunda dose deve ser aplicado entre 90 dias após a primeira aplicação, conforme os informes técnicos da vacinação.
Na fala do coordenador, informa que existem artigos científicos que demonstram a segurança da primeira dose e a recomendação da aplicação da vacina da Oxford/Astrazeneca, dentro do recomendado pela OMS.
“Achamos importante que neste momento de sobrecarga dos sistemas de saúde, principalmente no pós-covid, que tenhamos a possibilidade de treinar os futuros profissionais, com toda segurança, acompanhamento e vacinação para todos os estagiários. Gostaríamos muito que houvessem uma mudança no entendimento da segurança das vacinas, mesmo com uma dose, para que os estágios voltassem aos cenários práticos”.
Atualmente a parte teórico-prático dos estágios estão sendo realizados dentro do campus da UNESC.
A coordenação do curso de fisioterapia informou que estão aguardando as próximas decisões.