A escola Machado de Asssis de Vilhena registra pontos positivos no Ideb 2019

Escola já teve o pior IDEB de RO, sendo uns dos três últimos dos estados brasileiros com uma pontuação de 2,7, que na época era rotulada como a ”LANTERNINHA” de Rondônia.

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Com uma comunidade bem diferenciada, contando com 537 alunos dos mais diversos bairros longínquos do município, sendo alunos da zona rural, sítios, chácaras, fazendas, indígenas e ainda alguns oriundos do estado de Mato Grosso, a Escola Machado de Assis tem sentido as maiores dificuldades para fazer um bom trabalho de integração escola/comunidade.

“Um dos maiores desafios tem sido trazer para o chão do estabelecimento de ensino, os pais dos 215 alunos pertencentes aos meios de transporte escolar, sendo um quantitativo de 16 entre ônibus e vans totalizando uma média de mais de 40% da clientela estudantil. Salientamos ainda que muitos outros alunos são trazidos pelos pais em seus veículos próprios, tendo a mesma dificuldade em participar dos eventos e reuniões da escola”, ressalta Paulo Freitas, diretor da instituição.

Ele lembra que para levar a família para o ambiente educacional foi preciso desenvolver muitos projetos como: Festa das Mães, Festa Junina, Projeto Partilha, SEMAAC (Semana Machado de Assis de Artes e Cultura) dentre outros, tudo com um objetivo único, proporcionar um caminhar paralelo junto à comunidade.

“Nossa escola já teve o pior IDEB de RO, sendo uns dos três últimos dos estados brasileiros com uma pontuação de 2,7, que na época era rotulada como a ”‘LANTERNINHA” de Rondônia, isso por ocupar a última escala nos Índices da Educação Básica”, lembra Paulo Freitas.

Esses números sofreram evoluções positivas em cada biênio, progredindo de 4,1 em 2013, para 4,6 em 2015, na sequência, a escola obteve 4,9 em 2017 e agora 5,1.

Para tal evolução, a escola contou com pais comprometidos e a dedicação do alunos. “Devemos a este sucesso, o desempenho de toda equipe escolar, bem como a participação da Seduc por intermédio da CRE, sempre nos orientando por meios de projetos de monitoramentos detectando os pontos em que deveríamos melhorar”, comemora o diretor, que complementa, “hoje superamos a média do Brasil, de nosso estado e de nosso Município, estando apenas abaixo da média Estadual de Goiás e igual a Média do estado do Paraná, tudo isso graças ao trabalho coletivo desenvolvido por uma equipe comprometida e focada em desenvolver um trabalho de qualidade para nossa comunidade que é merecedora de toda dedicação”.

“Como tenho já manifestado anteriormente, nós machadianos, desenvolvemos nossas atividades prezando pelos princípios da gestão democrática, onde todos profissionais da instituição tem vez e a voz independente do cargo e função que exerce, pois o primeiro contato que nossa comunidade tem é com o porteiro da escola”, destaca o diretor.

Paulo aponta ainda que uma alimentação bem feita faz a diferença no desenvolvimento de dos alunos,  e ainda,  a limpeza e conservação  do ambiente escolar oportuniza um meio agradável que reflete em toda comunidade escolar.

Um trampolim para o crescimento da escola foi o planejamento financeiro. “Nós contamos como uma organização financeira bem planejada zelando criteriosamente pelos recursos, procurando dar respostas as solicitações dos setores, planejando minuciosamente cada ação para atender todos dentro dos valores disponibilizados pelas políticas públicas dos governos federal e estadual”, garantem Paulo Freitas e Jandira Davis, vice-diretora.

“Em nome da equipe gestora de nossa escola, agradecemos a toda comunidade, pais, alunos e servidores bem como nossas autoridades educacionais”, é a mensagem da direção.