A prefeitura de Vilhena iniciou esta semana os trabalhos de recuperação de uma cratera que surgiu ao lado do conjunto habitacional União, em Vilhena e ameaçava “engolir” casas populares.
Segundo a prefeitura, o prefeito Eduardo Japonês (PV) convocou sua equipe para fazer uma inspeção e buscar meios para solucionar o problema e impedir que a cratera continuasse avançando na direção das casas.
No início de setembro deste ano o Vilhena Notícias denunciou o perigo que os moradores da localidade corriam. Na época, o site ouviu moradores do conjunto, um dos mais críticos foi o construtor civil Luiz Antônio Fogaça, 45 anos, morador da rua 116, ele aguardava há meses uma solução para o problema. “No período da última campanha [eleição suplementar] o prefeito Eduardo fez uma reunião aqui no bairro e disse que iria resolver o problema”, comentou Fogaça na ocasião.

A prefeitura diz que o problema da cratera se arrastava há anos. Em um comunicado enviado nesta sexta-feira (5) à imprensa, a assessoria do Executivo explicou: “o prefeito solicitou que a situação fosse resolvida. Sem tempo para licitações, a Secretaria de Obras resolveu fazer a obra com recursos próprios, agindo com rapidez, porém garantindo que a solução será definitiva”. A medida, segundo a prefeitura, irá “diminuir o custo da benfeitoria, economizando recursos públicos”.
A expectativa é que sejam usados cerca de 4 mil metros cúbicos de aterro, pedras e entulhos de construção que são recolhidos em obras da cidade. A prefeitura não dá prazo para a conclusão, em decorrência das intensas chuvas que têm se abatido sobre a cidade nas últimas semanas.
O QUE SERÁ FEITO? – “A equipe da Secretaria de Obras encobrirá o “buracão” com aterro, construirá tubulações em mais de 200 metros no local e fará um reservatório que será responsável pela contenção das águas da chuva. Serão reforçados os barrancos e nivelados os buracos remanescentes. A obra irá revitalizar totalmente o espaço, tirando moradores e propriedades adjacentes do perigo das enxurradas e da erosão”, conclui a assessoria da prefeitura de Vilhena.