Um local voltado para exposição e produção de artesanato, a Casa do Artesão está prevista para ser inaugurada no início de abril, na Fundação Cultural (FCV), em Vilhena. O objetivo do espaço é divulgar para a população local e também turistas os produtos feitos pelos artesãos da cidade e região.
Ao Vilhena Notícias, o diretor da FCV, Djavan Santos contou que o prédio já está pronto, só restam alguns detalhes, como o jardim, para a abertura. Lá os artesanatos ficarão expostos, com cartões de identificação para quem quiser adquirir entrar em contato direto com o artesão.
Além de ser utilizada para exposição, a Casa do Artesão oferecerá cursos de artesanato gratuitos, segundo Djavan. Com cerca de 200 artesãos hoje em Vilhena, a intenção é que o número chegue a 600.
Veja: Em dois dias 79 artesãos vilhenenses são cadastrados no Programa de Artesanato Brasileiro
Vilhena realiza I Feira Regional de Artesanato
Feira de Artesanato de Vilhena é opção para Microempreendedores Individuais
“Este número é dos que estão cadastrados no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), com os cursos de aprendizagem e a instalação de um programa de artesanato municipal, irá subir para cerca de 600 artesãos. Queremos dar a oportunidade para as pessoas aprenderam algo que gere renda, algo para que as donas de casa possam ganhar o seu dinheiro”, disse Djavan.
As feiras de artesanatos que acontecem aos fins de semanas na Praça Nossa Senhora Aparecida, em Vilhena, devem continuar. Djavan explicou que a intenção é expandir e levar as feiras para os outros municípios do Cone Sul.
“Queremos levar o artesanato às outras cidades e fortalecer o trabalho dos artesões na nossa região, pois isso dá um retorno e ajuda também a economia dos municípios”, salientou.
A ampliação da FCV para a construção da Casa do Artesão foi realizada com recursos do Governo do Estado. O prédio está instalado na Avenida Tancredo Neves, 3845, Bairro Jardim América.
Leia também: Artesãos vilhenenses aproveitam 1º Portal do Agronegócio para expor seus trabalhos
Cerca de 30 artesãos expõem produtos no 2º Portal do Agronegócio em Vilhena


FONTE: Vilhena Notícias