Produtores rurais já podem declarar vacinação contra brucelose pela internet

40

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) disponibiliza digitalmente a declaração da vacinação contra a brucelose bovina. A informatização da declaração possibilita maior controle das fêmeas vacinadas, lançadas no sistema, atendendo as diretrizes do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (SIS-PECEBT).

Com a nova funcionalidade, o produtor rural pode declarar a vacinação de suas bezerras diretamente pela internet, por meio de computador ou celular, sem necessidade de se deslocar até uma unidade da Idaron. A ferramenta está disponível no endereço eletrônico: https://servicos.idaron.ro.gov.br/.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a medida reforça o compromisso do estado com a saúde pública e com a sanidade do rebanho. “Além de facilitar o dia a dia no campo, o sistema também traz benefícios à gestão pública, como a otimização dos atendimentos nas unidades da Idaron, melhor organização do fluxo de trabalho e maior eficiência no controle das informações.

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, destacou que a iniciativa oferece mais agilidade, comodidade e autonomia ao produtor no cumprimento das obrigações sanitárias. “A brucelose é uma zoonose grave, que afeta tanto os animais quanto os humanos. Por isso, é essencial vacinar e declarar a vacinação. Prevenir é sempre o melhor caminho.”

A tecnologia é resultado da parceria entre a Idaron, o Fundo Emergencial de Apoio à Erradicação da Febre Aftosa (Fefa), médicos veterinários da iniciativa privada e revendas agropecuárias. O diretor executivo da Idaron, Licério Corrêa Magalhães, explicou que o novo recurso é uma evolução do sistema implantado em 2023, que permite a emissão online de receituários e atestados de vacinação por veterinários cadastrados.

“Após a realização da vacinação e emissão do atestado de vacinação, o produtor acessa o sistema e realiza a declaração, confirmando o procedimento em sua propriedade. O controle informatizado abrange desde a emissão do receituário, passando pela compra da vacina, até o registro final da imunização”,  frisou o diretor executivo da Idaron.

VACINAÇÃO 

A vacinação contra a brucelose é obrigatória para bezerras com idade entre 3 e 8 meses, podendo ser utilizada tanto a vacina B-19 quanto a RB-51. Em bezerras com idade superior a 8 meses, somente é permitida a vacinação com a RB-51. Ambas as vacinas exigem a marcação das bezerras no lado esquerdo da face: com o algarismo final do ano de vacinação (no caso da B-19) ou com a letra “V” (no caso da RB-51). O procedimento deve ser realizado exclusivamente por médicos veterinários e vacinadores cadastrados na Idaron.

As propriedades que não realizarem a vacinação obrigatória dentro do período estabelecido (3 a 8 meses) deverão regularizar a situação utilizando a vacina RB-51, sem prejuízo das sanções previstas na legislação sanitária vigente. A brucelose bovina é uma doença infectocontagiosa que causa abortos e prejuízos à reprodução dos animais, afetando diretamente a produtividade e a renda no campo. Com o novo sistema, Rondônia fortalece sua política de defesa sanitária e dá mais um passo rumo à modernização do serviço público.