O prefeito do município de Vilhena Eduardo Japonês (PV) participou no início da tarde desta sexta-feira 25 de janeiro, do programa semana Vale Tudo na rádio Planalto e anunciou a revogação do decreto, assinado por ele mesmo, que autorizava o sepultamento de cadáveres em covas antigas. (Entenda aqui)
Durante a semana a assessoria do prefeito chegou a emitir uma nota explicando os motivos pelo qual chegou a expedir o decreto assinado ainda em dezembro de 2018. No documento a administração falava sobre a regulamentação da medida, através da Lei Municipal n° 3.367/2011, nos artigos 37, 46 e 47.
A atual gestão está em busca de um novo cemitério. Algumas áreas estão em análise para verificação de viabilidade, conforme resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).
Em Vilhena, a construção de um novo cemitério já é cobrada há anos. A saída não se resume, no entanto, à aquisição de um novo espaço.
Segundo o mandatário os sepultamentos da forma como vêm sendo ainda serão realizados. “Temos investido em uma ampliação. Os enterros seguem da forma normal por um período de tempo, cerca de um ano e temos a perspectiva de sepultamentos no sistema vertical, mas o certo é que o decreto está revogado”, falou Japonês.