População de Vilhena precisa de práticas saudáveis para combater problemas de saúde

745

Uma pesquisa divulgada pela Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, em 2018, aponta que grande parte dos brasileiros têm se preocupado com sua saúde e qualidade de vida. Por isso, é comum que essas pessoas invistam em um cardápio mais saudável e natural, onde priorizam uma alimentação que contenha mais frutas, legumes e verduras.

Os números apontam que, segundo informações dos entrevistados, oito em cada dez brasileiros, o que significa 80% dos pesquisados, se esforçam para ter uma alimentação saudável. Entretanto, o caminho ainda é longo e muitas pessoas ainda não compreenderam os reflexos positivos de práticas saudáveis, a médio e a longo prazo.

Muitos moradores de Vilhena também podem estar dispostos a ter uma vida mais saudável, porém acham que isso pode ser difícil de conciliar com a rotina. Mas, ter uma vida saudável é investir em um estilo de vida que vai além de dietas ou produtos milagrosos. Praticar atividades físicas, comer de forma equilibrada e saudável e permitir que seu organismo descanse corretamente é a melhor forma de ter saúde – o que é mais do que ter um corpo perfeito.

Alimentação

Comer não pode ser apenas uma forma de conseguir os nutrientes que precisamos para manter nosso organismo funcionando. A dica para os vilhenenses é começar comendo sem pressa, mastigar bem e apreciar os alimentos como se deve. Assim fica mais fácil perceber o momento em que está satisfeito e evitar abusos.

Ter uma balança e ver alguns quilos indo embora pode te inspirar a continuar na reeducação, mas não adianta emagrecer sem saúde. Evite cortes, apenas equilibre seu prato e tenha um pouco de tudo, isso faz toda a diferença.

Para saber se sua saúde vai bem, vale a pena investir em uma balança de bioimpedância. Este aparelho é capaz de mostrar sua composição corporal, como índice de massa magra, percentual de gordura, idade metabólica entre outros indicadores, que podem comprovar a eficiência de uma rotina saudável.

Atividades físicas

Praticando atividades físicas você mantém seu corpo preparado para lidar com a rotina, previne doenças futuras e até fica mais feliz. Tudo isso contribui para uma vida saudável e longínqua.

O sedentarismo, no entanto, afeta a vida de uma pessoa nos mais diversos aspectos, na medida em que são gastas poucas calorias (menos de 2.200 calorias/semana). Além de contribuir para o aumento do estresse, provoca o desuso dos sistemas funcionais. Isto é, o aparelho locomotor, os órgãos e os sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram num processo de regressão funcional, no caso dos músculos.

Hipertensão arterial, diabetes tipo 2, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio (o aparelho cardiovascular habitua-se a uma baixa frequência cardíaca) são algumas das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe.

O sedentarismo é considerado o principal fator de risco para a morte súbita, estando, na maioria das vezes, associado, direta ou indiretamente, às causas ou ao agravamento da grande maioria das doenças.

Fonte: Pixabay.com