Governo de RO diz que irá se alinhar com cronograma nacional e espera vacinação contra Covid-19 para fevereiro

560
A farmacêutica AstraZeneca conduz o estudo junto com Oxford — Foto: Reuters via BBC

Um dia após a reunião de governadores com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre a imunização no país, o Governo de Rondônia disse nesta quarta-feira, 9 de dezembro, que “irá se alinhar com o cronograma nacional e espera que a vacinação contra Covid-19 comece no final de fevereiro e início de março”, após aprovação da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, no estado.

Na segunda-feira, 7, o Governo de Rondônia tinha dito não ter um plano de vacinação contra Covid-19.

Até o momento, a vacina citada pelo governo é a desenvolvida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, e a farmacêutica AstraZeneca. Estado diz que seguirá o plano do Governo Federal.

O estado diz que vai aguardar a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a distribuição das doses pelo Ministério da Saúde e então começará a etapa efetiva de vacinação da população.

A diretora da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), Flora Gerhartd, que participou da reunião por videoconferência, afirmou que Rondônia está preparada para receber as vacinas.

Rondônia ainda não divulgou um plano próprio e específico de vacinação contra Covid, mas deve se basear no de outras vacinas já utilizado no estado e municípios e no plano estabelecido pelo Governo Federal.

O Governador Marcos Rocha, que está se recuperando da Covid-19, se manifestou nas redes sociais favorável a opinião do ministro da saúde. Para ele, é justa a tentativa de acelerar a chegada da vacina no Brasil e em Rondônia, mas não se pode abrir mão de segurança e eficácia.

 

Fonte: As informações são do G1/RO