O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), anunciou nesta terça-feira, 8 de dezembro, que vai iniciar, nos próximos dias, negociação para comprar até 80 mil doses da vacina Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
“Nas próximas semanas iniciaremos as tratativas para aquisição de 60 a 80 mil doses da Coronavac. Iremos comprar essa primeira quantidade para vacinação do grupo de risco. Acreditamos que esse atendimento inicie em fevereiro”, disse Hildon no Twitter.
Os testes da CoronaVac ainda não foram concluídos, mas a expectativa é que isso ocorra com o braço brasileiro da pesquisa até o próximo dia 15 de dezembro.
Rondônia sem plano de vacinação
Rondônia engloba um grupo de estados que pede coordenação nacional das estratégias de vacinação contra a covid-19, sob a responsabilidade do Ministério da Saúde. Nesta segunda-feira, 7 de dezembro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Rondônia informou, por meio de nota, que ainda não tem um plano estadual de vacinação específico contra Covid-19. O órgão justificou “que precisa saber qual vacina será incorporada pelo Governo Federal para então programar um calendário de imunização da população.
“Não temos como fazer um plano sem saber, por exemplo, a temperatura da vacina. Umas têm que ser armazenadas em 70ºC negativos, outras já devem ser armazenadas em temperatura positiva. Não temos como ter um plano específico para Covid-19. Já temos outras vacinas, que funcionam muito bem em Rondônia. Não temos como fazer esse plano sem saber: qual vacina vamos receber, qual será a quantidade e que dia vai chegar”, consta na nota enviada pela Sesau.
Fonte: Da redação com informações do G1