Já em solo vilhenense Rover dedicou a “conquista” à população e declarou: “Trabalhamos em busca de melhoria nas condições e na qualidade de vida de nossa população, temos buscado obras que trazem isso para a cidade e nos coloca em posição de destaque em toda a Região Norte”. No mesmo período a assessoria da prefeitura ressaltou à imprensa que prefeitos de todos os estados tinham sido avaliados, a nota ainda trazia uma afirmação.
NOTA – a avaliação feita pela UBD é criteriosa e leva em consideração uma série de fatores como boa gestão e transparência na aplicação do dinheiro público, boas práticas administrativas nas áreas de saúde, educação, merenda escolar e infraestrutura, enfim, a qualidade nos serviços prestados à população.
É, mas a história não é bem assim.
Neste domingo (5) o Fantástico da Rede Globo trouxe à tona a denúncia de um esquema criado para premiar prefeitos e vereadores, uma indústria montada para premiar políticos. O esquema, segundo a reportagem, envolve empresas que vendem diplomas de “melhor gestor” para prefeitos, vereadores e secretários municipais, e tudo isso sem nenhuma checagem. Pagou levou.
Nos eventos os políticos recebem diplomas de legislador mais atuante, ou prefeito mais atuante. Segundo o Fantástico, a maioria dos políticos premiados usa dinheiro público para pagar pelas inscrições e premiação, e também gastam diárias pagas pela Prefeitura ou Câmara para ir aos eventos, realizados em locais turísticos.
Na denúncia foram mostradas duas empresas que são alvo de investigação, dentre elas está a União Brasileira de Divulgação, que concedeu o prêmio de bom gestor ao ex-prefeito de Vilhena. Rover viria a ser preso pela Polícia Federal e condenado pela Justiça por crimes de corrupção, um ano depois de ser premiado.
Na lista de “bons” gestores vilhenenses, segundo a União Brasileira de Divulgação, está a ex-prefeita Rosani Donadon que deixou o cargo em abril deste ano, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar o mandato dela como prefeita.
A lista que colocou a ex-mandatária vilhenense como um dos 100 melhores prefeitos do Brasil nos primeiros 210 dias de gestão foi divulgada em outubro de 2017. Na época a assessoria da prefeita divulgou a notícia como uma grande conquista para o município. O site não conseguiu contato com secretários da gestão Rosani para saber se ela viajou para receber o prêmio.
FONTE: VILHENA NOTÍCIAS