Comunicador do Cone Sul define eleição em Vilhena como “vale tudo” e ironiza pesquisas eleitorais

125

Thiago Duda Vieira, dono do noticioso colororadense, Conesul Acontece, divulgou nesta sexta-feira (18), em sua página, uma análise e definiu as campanhas de Eduardo Japonês (PV) e Rosani Donadon (MDB) para a eleição suplementar do dia 03 de junho, em Vilhena, um verdadeiro “vale tudo”.

Ao discorrer sobre o assunto, Dutra cita que “conforme vai passando os dias as duas frentes [‘Trabalho, Respeito e Verdade Já!’ e ‘A Vontade do Povo’] vão utilizando das mais variadas estratégias para conquistar o eleitorado vilhenense”, e “criticou” duas pesquisas de intenção de votos divulgadas nesta sexta-feira por jornais de Vilhena, que apontam resultados opostos. “Qual está dizendo a verdade”, indagou ele.

O comunicador ironizou: “vamos aguardar o final dessa novela, e o que a Justiça ainda irá dizer”.

O primeiro Instituto a divulgar dados sobre a preferência do eleitor foi Phoenix, que coloca o candidato Eduardo Japonês com 43,9% das intenções de voto, enquanto Rosani Donadon alcança apenas 37,3% do eleitorado. A mesma pesquisa diz que 10,5% dos entrevistados estão indecisos e outros 8,3% indicam votar nulo. A pesquisa está registrada sob o número RO-00688 no TRE, e foi realizada entre os dias 15 e 17 deste mês. A margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos.

Depois, o Instituto RLA, empresa responsável por outro levantamento, teve sua pesquisa divulgada em websites da cidade, e coloca Rosani Donadon, mesmo com o indeferimento do registro de candidatura em 1ª instância, com quase 10 pontos percentuais à frente do oponente. Segundo pesquisa, Rosani lidera a intenção de votos com 39,05%. Já Eduardo Japonês obteve nesta pesquisa 29,12%. O mesmo instituto diz que 30% do eleitorado está indeciso. Nesta, foram 443 eleitores ouvidos entre os dias 04 e 06 de maio, sob o registro RO-04549/2016, de responsabilidade do estatístico Diogo de Mello B. da Silva. A margem de erro da pesquisa e de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa aponta um dado curioso, pois, a campanha eleitoral em Vilhena somente começou no dia 08 deste mês, e o levantamento de dados aconteceu entre os dias 04 e 06, antes mesmo da campanha ter sido iniciada.

 

 

FONTE: VILHENA NOTÍCIAS