Ativista social ‘alfinetado’ por jornalista publica “vídeo aula” sobre Estado mínimo

2151

O ex-assessor parlamentar, Dhonatan Pagani, postou hoje (quinta-feira, 6) um vídeo em que responde, segundo ele, aos questionamentos da jornalista Jéssica Chalegra sobre a postura dele como defensor do chamado Estado mínimo. Ontem, ela apontou contradições no discurso do ex-assessor que defende a redução dos gastos públicos, entretanto, no tempo em que ocupou um cargo comissionado Câmara Municipal de Vereadores (entre janeiro de 2017 e junho 2020) a ele foi destinado um total de R$ 156.246, 59.

No vídeo resposta de 3 minutos ele se apresenta como ativista social e diz que o Estado mínimo não prega a extinção da política, das pessoas que atuam nela ou das instituições democraticamente consagradas. (Assista.)

Pagani tem pretensões políticas e tem feito uso das redes sociais para defender o liberalismo como corrente política e produz conteúdo audiovisuais sobre o papel do poder público na economia e na sociedade: o Estado mínimo.

Essa semana o embate acerca de discussões políticas esquentou entre a jornalista e o ativista. Em uma postagem dela, que repercutiu em redes sociais com centenas de comentários, ela insinuou que o discurso de neoliberalismo do ativista é demagógico e usado apenas para contentar a massa.

O embate entre os dois não é de agora. Pagani já foi algo de críticas em outras oportunidades, como em 2019, quando ele em uma postagem em rede social se referiu aos investimentos feitos pela prefeitura de Vilhena em educação, como gastos.

A ideia de Estado mínimo não é recente e protagoniza acalorados debates no meio acadêmico e até no cotidiano nas pessoas.