Três homens são detidos jogando entulho misturado a lixo às margens de estrada rural em Vilhena

Semma acompanhou a ocorrência e multou o dono do caminhão

243

Um fretista de 48 anos e dois ajudantes dele foram detidos por prática de crime ambiental na manhã desta terça-feira, 05 de setembro. O trio estava descarregando uma carga de entulho misturado a lixo às margens da linha 135, próximo ao conjunto habitacional União em Vilhena.

Em entrevista ao Vilhena Notícias, o Cabo Tiago da Polícia Ambiental disse que ele e sua equipe retornavam de uma ocorrência naquela região, quando visualizaram o caminhão estacionado a margem da estrada e três homens esvaziando a carroceria do veículo. Na abordagem os policiais constataram uma série de irregularidades e a presença de materiais impróprios para serem despejados a céu aberto, o que configura a prática de crime ambiental prevista na Lei 9.605/98 –  que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente – além de ser passível de multa.

“Esse material precisa ser levado para o aterro sanitário conforme prevê a legislação, pois é impróprio para ser despejado a céu aberto”, frisou o Cabo Tiago.

O dono e motorista do caminhão confessou aos policiais que sabia da irregularidade, mas ainda assim se arriscou em despejar a carga naquele local. Ele disse ainda que trabalha com fretes e que foi contratado por uma empresa para dar fim no atulho. Em meio ao material foram encontradas uma grande quantidade de madeira e plástico, além de outros materiais que poderiam ser reciclados se entregues no correto local de destino.

Após identificar o crime ambiental a polícia acionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que acompanhou o registro da ocorrência e lavrou a multa de mais de R$ 500 ao dono do caminhão. Os três homens foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil e depois liberados, e o veículo foi apreendido.

Assista a entrevista concedida à imprensa pelo Cabo Tiago.

Três homens são detidos jogando entulho misturado a lixo às margens de estrada rural em Vilhena
 

FONTE: VILHENA NOTÍCIAS