Homem que mandou matar prefeito em Rondônia é preso na Bolívia

Acusado será transferido para Porto Velho.

350

Foi preso em território boliviano o foragido Katsumi Yuji Ikenohuchi Lema, acusado de ser o mandante da execução do prefeito de Candeias do Jamari, Chico Pernambuco. Katsumi foi encontrado na Bolívia e sua prisão se deu através de um trabalho conjunto da Polícia Federal (PF) e policiais bolivianos.

Segundo assessoria da PF o acusado será levado para Porto Velho. Durante a fase de investigação foi apurado que Katsumi foi o mandante do crime. Na época ele consegui fugir.

Chico Pernambuco foi assassinado a tiros em 19 de março de 2017, quando ocupava o cargo de prefeito. Ele estava em seu veículo particular quando ocorreu a execução.

Os executores do crime, Marcos Ventura Brito, Henrique Ribeiro de Oliveira e Diego Nagata Conceição, foram condenados pela Justiça de Rondônia em junho deste ano.

Veja mais

A pena aplicada pela juíza Juliana Paula Silva da Costa Brandão a Marcos Ventura Brito foi de 14 anos e 6 meses de reclusão pela prática de homicídio qualificado; e 6 meses de detenção, por lesão corporal. Diego Nagata Conceição foi condenado também a 14 anos e seis meses de reclusão por homicídio e mais 4 meses de detenção por lesão corporal. Já o acusado Henrique Ribeiro de Oliveira vai cumprir a condenação de 13 anos de reclusão, mais 5 meses de detenção. Todos os réus cumprirão as penas em regime fechado, inicialmente.