Em coletiva de imprensa autoridades explicam mandados de busca e apreensão na SEDAM

O Ex-chefe regional Pedrinho Muller e o engenheiro florestal José Trindade Lobato estão sob uso de tornozeleira eletrônica.

420

Durante esta manhã de sexta-feira, 17 de fevereiro, agentes da Polícia Civil estiveram realizando mandados de busca e apreensão na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM localizada na Avenida Sabino Bezerra de Queiroz, no bairro Jardim América, em frente o Hospital Regional em Vilhena.

Segundo uma nota enviada à imprensa pela assessoria de comunicação da Polícia Civil, os agentes iniciavam a Operação Floresta Nativa, que desvendou diversas fraudes na concessão de autorizações especiais para limpeza de áreas rurais expedidas pela SEDAM. Segundo investigações, essas autorizações especiais estavam sendo utilizadas para fins de desmatamento ambiental.

A Operação, que envolve além da Polícia Civil, o Ministério Público e a Polícia Ambiental apreendeu várias documentações que comprovassem a existência das autorizações especiais, além de afastar dois servidores das funções públicas, e proibir a presença ou aproximação dos mesmos em qualquer sede da Secretaria no estado todo. A utilização de tornozeleiras eletrônicas também foram requeridas para se assegurar que eles não se aproximem das sedes.

COLETIVA DE IMPRENSA COM AS AUTORIDADES

Ás 11h00 ainda desta manhã, o Delegado Regional da Polícia Civil Fábio Campos, o Promotor de Justiça do Ministério Público Estadual Pablo Hernandez Viscardi e o Tenente da Polícia Ambiental Trindade concederam coletiva de imprensa para esclarecer sobre a operação e divulgar o nome dos servidores envolvidos.

Segundo as autoridades, o esquema vem se arrastando durante muitos anos, porém, cerca de 112 autorizações especiais foram encontradas entre o ano de 2015 e 2016, as quais permitiam que limpezas fossem realizadas em campos ou capoeiras em propriedades rurais. As informações são de que esses documentos eram utilizados como forma de burlar a fiscalização e desmatar grandes áreas de Floresta Nativa.
INVESTIGAÇÕES

Através de fiscalização da Polícia Ambiental por carta imagem, os policiais constataram que grandes áreas estavam sendo desmatadas e após lavrar multas aos proprietários e solicitar documentação de autorização do desmatamento, era apresentado a eles a carta de autorização especial.

Devido às circunstâncias não cabíveis, o caso foi encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil onde um inquérito foi instaurado e encaminhado ao Ministério Público para averiguação da situação.

Depois de constatados os desmatamentos, as buscas se iniciaram e foram constatadas seis autorizações especiais fornecidas para os proprietários rurais somando mais de 2 mil hectares de mata derrubada. Os proprietários rurais irão responder por crime de falsidade ideológica e crime ambiental.

Dois servidores da SEDAM foram afastados de suas funções públicas, sendo eles o Ex-chefe Regional Pedrinho Muller e o Engenheiro Florestal José Trindade Lobato. Ambos utilizando o monitoramento por tornozeleira eletrônica para que não se aproximem de nenhuma sede da secretaria no estado inteiro.

As investigações prosseguem, pois aproximadamente 112 autorizações especiais foram encontradas e a operação ainda se encontra em fase embrionária. Segundo o Promotor de Justiça, estima-se que Milhares de hectares de mata estejam sido derrubados com o conluio de servidores da SEDAM e proprietários rurais.

 

Em coletiva de imprensa autoridades explicam mandados de busca e apreensão na SEDAM
Em coletiva de imprensa, Tenente, Promotor e Delegado explicam Operação Floresta Nativa
Em coletiva de imprensa autoridades explicam mandados de busca e apreensão na SEDAM
Várias documentações foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil para investigações
Em coletiva de imprensa autoridades explicam mandados de busca e apreensão na SEDAM
Além de documentações, arquivos eletrônicos também foram apreendidos.
Em coletiva de imprensa autoridades explicam mandados de busca e apreensão na SEDAM
O início da operação na sede, ocorreu às 8h00 desta manhã de sexta-feira.
 

FONTE: Vilhena Notícias