Delegacia de Homicídios é instalada em Vilhena; solenidade reuniu cúpula da Polícia Civil de RO

O delegado Núbio Lopes de Oliveira foi nomeado para comandar a Delegacia de Homicídios.

128

Foi realizado na quinta-feira, 27 de julho em Vilhena a solenidade de instalação da 1ª Delegacia Especializada de Crimes Contra a Vida do município, que trabalhará exclusivamente nos casos de homicídios consumados e tentados.

O anuncio aconteceu em coletiva de imprensa com a presença de Eliseu Muller –  diretor geral da Polícia Civil de Rondônia, Marcos Farias – delegado da delegacia de combate aos crimes contra o patrimônio (Porto Velho), Arismar Araújo – diretor de Polícia Civil do interior do estado, Fábio Campos – delegado da regional de Vilhena e Núbio Lopes de Oliveira, delegado nomeado para comandar a Delegacia de Homicídios.

O diretor geral Eliseu Muller destacou que a instalação da delegacia de homicídios é uma proposta da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (SESDEC/RO), no “sentido de que a especialização reforça o combate e consequentemente reflete na diminuição dos crimes contra a vida”.

Em Rondônia a delegacia de homicídios já existe em alguns municípios, como: Ariquemes – que somente no ano passado apresentou uma diminuição de 13,3% no número de homicídios em relação ao ano anterior. Em Ji-Paraná, e é em fase de regulamentação a de Cacoal.

Para ressaltar a efetividade da delegacia especializada, o delegado Arismar Araújo disse que nas cidades onde “há equipes especializadas na apuração de crimes contra vida o percentual de elucidação dos crimes chega a 60%”.

No ano de 2016 Vilhena registrou 64 homicídios, dos quais 26 foram elucidados, o que representa um percentual de apenas 40% de crimes elucidados. Na região Cone Sul, ainda em 2016, foram registrados 76 homicídios com 38 elucidados. Com a implantação da delegacia de homicídios, a Polícia Civil pretende nos próximos dois anos elevar o percentual de elucidação a 60%.

O destaque para Rondônia é Cacoal que já possuía uma equipe especializada, mas ainda aguarda regulamentação. Lá, no último ano a delegacia especializada elucidou 74% dos crimes. “É um índice de 1º mundo, os dados de Cacoal”, pontou Arismar Araújo.

O delegado Núbio Lopes finalizou assegurando que a Polícia Civil de Vilhena continuará empenhada em elucidar todos os crimes praticados contra a vida, e ressaltou que a instalação da delegacia especializada possibilitará a ele, e sua equipe, um trabalho ainda mais eficaz no combate ao crime”.

A delegacia de Vilhena foi instituída através do decreto 21.758 de 28 de março de 2017 e funcionará anexa à Delegacia de Polícia Civil no Centro da cidade.

 

Leia mais

Polícia Civil elucida chacina que deixou 5 mortos em Cabixi e diz que 3 das vítimas não tinham ligação com crimes

Delegacia de Homicídios é instalada em Vilhena; solenidade reuniu cúpula da Polícia Civil de RO

Delegado Núbio Lopes de Oliveira foi nomeado para comandar a Delegacia de Homicídios.

Delegacia de Homicídios é instalada em Vilhena; solenidade reuniu cúpula da Polícia Civil de RO

Arismar Araújo, Marcos Farias, Eliseu Muller, Fábio Campos e Núbio Lopes de Oliveira.

Delegacia de Homicídios é instalada em Vilhena; solenidade reuniu cúpula da Polícia Civil de RO

Dados acerca da elucidação em municípios onde há equipes especializadas no combate aos crimes contra a vida. Objetivo da PC é que Vilhena chegue a 60% de elucidação em dois anos.

 

FONTE: VILHENA NOTÍCIAS