Na manhã desta quarta-feira (8), por volta das 10h30, bombeiros ajudaram um jovem de nacionalidade brasileira que arrancou o olho esquerdo, num episódio ainda não esclarecido. O jovem foi identificado como Hugo Magalhães, estudante universitário do curso de medicina. O evento ocorreu no meio da via pública, na presença de numerosas pessoas, que foram os que deram aviso aos bombeiros. Segundo noticiado pelo Portal ABC, do Paraguai, o universitário, aparentemente sob a influência de alguma droga, se despiu e tentou cortar seus órgãos genitais em plena via pública próximo à catedral de San Blas, no centro de Cidade do Leste.
Incapaz de cumprir essa tarefa, ele tentou arrancar os olhos. Com as próprias mãos, conseguiu que um deles explodisse, enquanto o outro o tirou completamente. Segundo a descrição dos participantes, o jovem estava fora de si, desorientado e sem resposta a estímulos externos. Eles presumem que ele estava sob a influência de narcóticos. As testemunhas mencionaram que, aparentemente, ele estava tentando acabar com sua vida.
Após ser resgatado por bombeiros no local onde foi encontrado, foi encaminhado ao Hospital Regional de Cidade do Leste (CDE), onde permanece sob a supervisão de profissionais da área médica. Segundo jornais locais, o rapaz é do estado de Minas Gerais.