Unir define calendário acadêmico emergencial com (re) início das aulas em outubro

2769
Unir campus de Vilhena. Foto: Reprodução

Sem alternativas contra a Covid-19, como a vacina ou um medicamento eficaz, a Reitoria da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) anunciou o planejamento e a execução de retomada do ensino e atividades remotas. De acordo com o calendário emergencial 2020.1, o (re) início das aulas será em 13 de outubro. O encerramento, após as avaliações finais, está marcado para 31 de dezembro. A medida vale para cursos de graduação. As aulas presenciais estão suspensas desde março por causa da pandemia da Covid-19.

Veja calendário acadêmico emergencial:

A data de término de semestre está sujeita a modificações em caso de alteração nas autorizações advindas do Ministério da Educação (MEC).

Nos próximos dias a Reitoria deverá informar os recursos tecnológicos que serão empregados para a retomada do calendário letivo. Uma comissão criada para levantar a necessidade de investimentos em questões de tecnologia e infraestrutura analisou o processo de inclusão do segmento estudantil, pois a Universidade, para a retomada das atividades acadêmicas, não abre mão do desenvolvimento de políticas de assistência para incluir todos os estudantes no processo de ensino remoto.

DECISÕES

Na semana passada a Unir autorizou o ensino e atividades remotas. A autorização foi oficializada pela Resolução nº 253, do Conselho Superior Acadêmico (Consea), que deu autonomia aos estudantes e docentes em realizarem, ou não, as disciplinas. Na sexta-feira, 18, a Reitoria publicou a Instrução Normativa que autoriza a Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DIRCA) e Secretarias de Registro e Controle Acadêmico (SERCA) a inserir e executar no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGAA) o cronograma de ajuste excepcional para a continuidade das disciplinas e turmas de graduação, conforme Resolução 254/CONSEA, de 09 de setembro de 2020.