Tradições de Ano Novo ao redor do mundo: como se comemora o réveillon Brasil afora

2312
Foto de Jamie Fenn na Unsplash

A menos de dois meses da virada do ano, brasileiros já começam a planejar o réveillon. No Brasil, a celebração acontece em 31 de dezembro, mas nem todas as culturas seguem o mesmo calendário que o nosso (o gregoriano).

E com tanta diversidade mundo afora, fica claro como cada sociedade criou suas próprias maneiras de celebrar o começo de um novo ano.

Foto de Jamie Fenn na Unsplash.

Réveillon brasileiro: superstições e rituais de passagem

No Brasil, o termo mais utilizado para designar o adeus de um ano e a chegada de outro é o “réveillon”, que vem do francês réveiller (despertar ou acordar) e se popularizou aqui durante o século XX, embora hoje muitos ainda prefiram simplesmente “virada de ano”.

Toda noite de 31 de dezembro, as roupas brancas dominam as festas brasileiras na virada, simbolizando paz e renovação. Contudo, outras cores carregam significados: amarelo atrai dinheiro, vermelho traz amor e verde representa saúde.

Para quem pode viajar, pular as sete ondas no mar é tradição consolidada no litoral, com cada salto corresponde a um pedido para o ano seguinte.

Ano Novo Lunar chinês: celebração que dura 15 dias

Os chineses chamam a celebração de Chūn Jié (Festival da Primavera) e a data segue o calendário lunar, acontecendo entre janeiro e fevereiro conforme os ciclos da lua.

A limpeza profunda da casa remove energias negativas do ano anterior. Janelas e portas recebem papéis vermelhos com caracteres dourados de boa sorte. O vermelho e o dourado dominam toda a decoração nas festas que duram 15 dias.

Foto de Jason Leung na Unsplash

O zodíaco chinês segue um ciclo de 12 anos, cada um representado por um animal. O ano de 2022 foi o Ano do Tigre, 2023 trouxe o Coelho, 2024 celebrou o Dragão e 2025 foi o Ano da Serpente.

Curioso notar que os animais do calendário protagonizam jogos online no Brasil. O Fortune Rabbit é um jogo que tem o coelho como personagem principal e é repleto de elementos do ano novo chinês, como fogos de artifício e símbolos de prosperidade.

Outro título é o Fortune Tiger online, jogo que tem o Tigre à frente e foi lançado coincidentemente em 2022, Ano do Tigre, segundo o calendário chinês. No game, há referências claras às celebrações lunares como hong bao, moedas de ouro e fogos de artifício.

Outras celebrações: do Japão à Escócia

Seguindo o calendário gregoriano, o Japão celebra o Oshogatsu (ano novo) com macarrão soba à meia-noite de 1º de janeiro, simbolizando longevidade. Nesse momento, os templos budistas batem os sinos 108 vezes para purificar os 108 desejos mundanos que causam sofrimento humano.

Na Índia, se celebra o Diwali, Festival das Luzes, geralmente entre outubro e novembro, em que lamparinas de óleo iluminam casas inteiras, simbolizando a vitória da luz sobre as trevas.

A nove mil quilômetros dali, na Escócia, o Hogmanay traz o ritual do First-footing: a primeira pessoa a entrar na casa após a meia-noite deve trazer presentes como carvão, sal e whisky.

Definitivamente, o mundo é um lugar heterogêneo e ao longo de milhares de séculos de evolução, é natural que cada cultura tenha seus ritos de comemoração. Mas todas essas celebrações compartilham o mesmo propósito: marcar recomeços, renovar esperanças e fortalecer laços comunitários através de tradições transmitidas por gerações.