Produtores recebem calcário da Prefeitura após doação do Estado: 250 beneficiarão pequenos produtores

739

Os dois novos caminhões caçamba recebidos na semana passada já estão trabalhando. Eles começaram a distribuição de 30 toneladas de calcário na Associação Setor Aeroporto, que fica localizada a 10 km de Vilhena. Essa é uma parte das 250 toneladas que o município recebeu do Programa Mais Calcário, entregues pelo secretário estadual de Agricultura, Evandro Padovani.

A associação, composta por cerca de 300 famílias se sustenta através da agricultura familiar e pequenas produções, e precisam do calcário para produzir hortaliças, granjas, pequenos animais e leite. O calcário auxilia na diminuição da acidez na terra, consequentemente melhorando a produção da terra.

PRODUTORES AGRADECEM – “Esse calcário vai ajudar muito, principalmente na renda familiar dos pequenos produtores. Vai auxiliar na produção e ainda diminuir os gastos. Fico muito feliz em poder estar ajudando”, contou o presidente da Associação setor Aeroporto, Claudinei Teodoro.

“O calcário é muito bom para a correção do solo e melhoria da pastagem, assim vou poder aumentar a produção do meu leite e minha renda familiar. Quero agradecer o prefeito por essa ajuda, os secretários Padovani e Elói Maria. Muito obrigado!”, agradeceu o pecuarista Luiz Carlos.

“Vai ser de muita utilidade. Com esse calcário vou conseguir dobrar minha produção de abacaxi e esse ano vou poder plantar de 25 mil a 30 mil pés. Eu fico muito feliz”, contou o produtor rural Egilton Antônio.

MAIS AÇÕES – O prefeito Eduardo Japonês, que também é produtor rural, acompanhou a entrega da primeira remessa de calcário e garante que a Secretaria de Agricultura terá um papel importante em sua gestão para o fomento da agricultura familiar. “Eles são a maioria dos produtores na cidade e no Estado. Estes guerreiros do campo merecem nossa atenção, com estradas, assistência técnica, máquinas e ajuda de todos os tipos. É o que estamos fazendo e vamos melhorar ainda mais em 2019”, assegurou.

O PROGRAMA – O Programa Mais Calcário foi lançado em 2015 pelo governo estadual e já distribuiu mais de 52 mil toneladas de calcário no Estado. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, a intenção da administração é implantar neste ano a análise de solo pela Prefeitura a fim de garantir que o calcário seja melhor aplicado nas propriedades. As 250 toneladas, se adquiridas pelos produtores, representaria um custo de R$ 30 mil, mas está sendo entregue gratuitamente.

Semcom