Pelo segundo dia consecutivo, alunos não conseguem ir à aula por conta das condições das estradas rurais de Vilhena

Pais interditaram o transporte escolar na manhã da quinta-feira, 15. Bueiros estão desmoronando impedindo a passagem dos ônibus.

144

Pelo segundo dia consecutivo, os alunos da área rural de Vilhena não conseguiram ir à aula por conta das condições das estradas na região, afirma os pais dos estudantes. Na manhã de ontem, 16, eles interditaram os ônibus que levam os alunos para as escolas em Nova Conquista e na comunidade do Perobal. Eles reivindicam melhorias nas estradas e no transporte escolar.

Leia: Pais de alunos interditam ônibus em manifestação às condições de transporte escolar na zona rural de Vilhena; veja o vídeo

Segundo os pais, os bueiros das estradas estão desmoronando e impedindo a passagem dos ônibus. Uma mãe relatou que um dos veículos está sem freio e com dois pneus traseiros isolados, enquanto o outro está com os dois pneus dianteiros recapados.

Ao Vilhena Notícias, a Secretária Municipal de Educação (Semed) informou que desconhece as condições dos ônibus citadas pelos pais, mas que vão verificar essa situação. Sobre as estradas, a secretaria disse que a Secretaria Municipal de Obras (Semosp) irá se dirigir ao local para a manutenção das vias e das pontes.

“A Semosp está trabalhando nas estradas próximas, então já foi informada e fará a manutenção das linhas. Entramos em contato também com o setor de transportes que vai verificar os ônibus. Nessa época de chuva é difícil conseguir manter as boas condições das estradas, mas estamos fazendo o melhor possível para atender a área rural”, disse a assessoria da Semed.

A mudança da rota e horário dos ônibus é uma outra reivindicação dos pais, que afirmam que os alunos terão que sair às 3h30 para pegar a condução. Porém, a Semed informou que essa mudança não ocorrerá.

Novo transporte

De acordo com a Semed, ainda no primeiro semestre deste ano, o município irá receber adequações no transporte. A assessoria disse que o processo de licitação já está nos últimos detalhes.

“Essa empresa atual segue a licitação da antiga gestão, a Semed já abriu uma nova licitação, com adequações e exigências que a antiga não tinha, para fazer as mudanças necessárias e melhorar o transporte escolar do município”, afirmou.

Ainda segundo a Semed, o novo processo licitatório exige 52 veículos que farão o transporte rural de 34 linhas. “Os ônibus irão atender o setor chacareiro, as linhas ao redor da cidade e 4 unidades escolas”, afirmou a assessoria da Semed.

Em relação ao horário, a secretaria disse que linhas mais extensas terão dois ônibus, para que cumpram o limite de horário de transporte estabelecido por lei. Outra melhoria será a presença de monitores em todos os veículos escolares.

 

 

FONTE: Vilhena Notícias