Parque ecológico se torna atrativo para reunir familiares e amigos em momentos de lazer e contato com natureza

O parque conta hoje com uma área de 10 hectares e ainda deve receber quiosques para a praça de alimentação e playground para diversão das crianças. Local tem recebido cerca de 300 pessoas nos finais de semana.

1547

O parque municipal ecológico Rondon às margens da BR-174 em Vilhena tem ganhado cada vez mais frequentadores, é o que garante o idealizador do projeto, o empresário e servidor do município Dari de Oliveira, que a partir de uma ideia visionária, apresentou o plano ao executivo municipal em 2014.

Com recursos próprios do município, o parque começou a ganhar corpo em meados daquele ano, com a criação do acesso principal pela rodovia. Em seguida, foram instaladas passarelas com estrutura de madeira sobre o rio Barão do Melgaço que passa à margem do parque, para permitir aos visitantes o contato direto com a natureza ao longo da trilha ecológica que corta a mata ciliar que circunda a área.

Ainda em 2015, Dari de Oliveira passou a comandar a secretária municipal de obras, o que lhe deu a possibilidade de coordenar e colocar o projeto em prática para torná-lo uma realidade para os vilhenenses. O empenho de Oliveira à frente do projeto, fez com que a prefeita Rosani Donadon (PMDB), que assumiu o mandato em 1º de janeiro deste ano, o convidasse para a função de assessor junto à Secretaria Municipal de Integração Governamental (Semig), para coordenar projetos como: a implantação de parques públicos, a ciclovia e pista de caminhada ao longo da BR-174, que vai do perímetro urbano até o Instituto Federal, e implementar ainda mais benfeitorias no parque Rondon.

Leia: Assinado documento para dar início à construção da “Ciclopista” às margens da BR-174 em Vilhena

Na manhã de terça-feira, 27 de junho, Dari de Oliveira convidou a reportagem do VILHENA NOTÍCIAS para ir até o parque acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos que estão sendo realizados.

“O parque como projeto não tem uma conclusão. Mesmo porque, a cada etapa concluída, novas ideias de melhorias e benfeitorias vão nascendo e sendo colocadas em prática. Esse sempre foi o meu sonho”, disse Dari de Oliveira.

No centro do parque, a prefeitura construiu um lago que é alimentado com água do rio Barão do Melgaço, através de uma roda d’água projetada por Dari.

“Eu implantei uma roda d’água a partir daqueles equipamentos que são usados em secadores para carregar os caminhões. A força da água gira a roda, alimenta a caixa d´água, e a partir de uma tubulação leva a água até o lago. Esse mecanismo é artesanal, não polui e não gera gasto de energia com bombas de irrigação”, frisou ele.

A roda d’água implantada na margem oposta ao parque pode ser visitada. Logo na entrada do parque a prefeitura instalou uma placa indicando o acesso ao Mirante da Roda D’água. A passagem foi construída sob a rodovia para garantir a segurança dos visitantes na travessia de uma margem à outra.

Ainda no mirante, a prefeitura tem trabalhado para implantar mais um ponto de lazer, com a criação de um bosque que oferecerá área para piquenique.

Outro atrativo que deverá ser iniciado em breve, é a criação de uma pista de caminhada que liga o parque à Casa Rondon, e nesse trecho, Dari pretende criar uma quadra de areia para práticas esportivas como futebol e voleibol.

“A Casa [Marechal Rondon] está em uma faixa de terra de cerca de 50 hectares que pertence à União, sob o domínio da aeronáutica, mas é em curso o processo para transferir a área à prefeitura. Eu já sugeri inclusive, que após esse tramite e a restauração do museu Marechal Rondon, a Casa do Artesão seja transferida para cá, onde os visitantes locais e turistas poderão comprar lembrancinhas”, Disse Dari.

“Outro ponto que quero destacar, é que com todas as licenças ambientais e documentação da área em mãos, eu pretendo iniciar um processo nos moldes da gestão do prefeito de São Paulo [João Dória-PSDB], para criar o ‘Conselho Gestor’ do parque”, apontou Oliveira.

Segundo ele, o “Conselho Gestor” do parque deverá ser integrado por membros da comunidade, além de representantes das instituições IFRO, Fundação Cultural, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra e a Guarda Mirim, essa última instituição poderá trabalhar de forma efetiva no monitoramento do parque nos dias mais frequentados.

O parque conta hoje com uma área de 10 hectares e ainda deve receber quiosques para a praça de alimentação e playground para diversão das crianças. O local tem recebido cerca de 300 pessoas nos finais de semana, o que para Dari deixa claro que os vilhenenses estão gostando da ideia.

Veja aqui mais fotos.

 Parque ecológico se torna atrativo para reunir familiares e amigos em momentos de lazer e contato com natureza
Surgimento do parque.
 Parque ecológico se torna atrativo para reunir familiares e amigos em momentos de lazer e contato com natureza
Parque recebe visitas e excursões de professores e alunos para aulas sobre meio ambiente.
 Parque ecológico se torna atrativo para reunir familiares e amigos em momentos de lazer e contato com natureza
Mirante da Roda D\’água tem atraído visitantes. Local está sendo preparado e contará com espaços para piqueniques.
 Parque ecológico se torna atrativo para reunir familiares e amigos em momentos de lazer e contato com natureza
Dari de Oliveira acompanha os trabalhos no parque ecológico.
 

FONTE: VILHENA NOTÍCIAS