Os pais de alunos da zona rural interditaram os ônibus que fazem o transporte escolar na manhã desta quinta-feira, 15 de março, em Vilhena. A ação é uma manifestação contra as más condições dos veículos e das estradas.
Os dois ônibus que fazem a Linha 100 e levam os alunos para Nova Conquista e para a comunidade do Perobal foram parados pelos pais. Os estudantes foram impedidos de ir à aula.
Ao Vilhena Notícias, a mãe de dois alunos, de 10 e 13 anos, da escola Progresso na comunidade do Perobal, contou que os dois ônibus oferecem riscos aos passageiros.
“Um dos ônibus está sem freio e com os dois pneus traseiros isolados, o outro com os dois pneus dianteiros recapados. Nós pais estamos reivindicando para termos melhorias”, disse.
Ainda segundo a mãe, um terceiro ônibus que faz uma outra rota está lotado.
Além da situação dos ônibus, os pais reivindicam também melhorias nas estradas. De acordo com a mãe, as vias rurais estão em péssimas condições, os bueiros estão desmoronando e as pontes caiando.
Em um vídeo gravado pelos manifestantes é possível ver a dificuldade do motorista ao atravessar uma ponte.
Os pais também reclamam da mudança na rota dos ônibus. Segunda a mãe, os veículos passarão a sair às 3h30 para passar em 3 fazendas distantes da linha principal.
“Se não arrumar outro ônibus para puxar nas fazendas, os alunos vão ter que sair 3h de casa. Hoje nossos filhos são os primeiros a sair e os últimos a chegar, saem 5h30 e chegam às 16h, quando o ônibus não quebra. Meu filho tem sequela de um acidente e fica mais tempo dentro do ônibus que estudando”, relatou a mãe.
A reportagem do Vilhena Notícias tentou contato com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), mas até a publicação dessa matéria não obteve sucesso.
FONTE: Vilhena Notícias