O Centro de Saúde Leonardo Alves de Souza – Rua 819 – Alto Alegre, Vilhena, está há mais de duas semanas sem agendar consultas e exames por falta de internet. O problema chegou à redação do Vilhena Notícias através de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que buscaram atendimento na Unidade Básica Saúde (UBS).
O problema é que a UBS não tem como inserir no Sistema de Regulação do SUS os agendamentos de consultas e os exames dos pacientes e nem sequer acompanhar procedimentos anteriormente autorizados e agendados. “É a vida das pessoas que está em jogo”, lamenta, um paciente.
A postinho Leonardo é responsável pelo atendimento em uma das áreas mais populosas de Vilhena. Segundo um morador do setor 8, que pediu não ser identificado, várias pessoas estão indo ao posto, mas não estariam recebendo atendimento. “Muitas pessoas são mandadas pra casa sem atendimento por causa da falta de internet”.
O QUE DIZ A SEMUS
Ao site a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que houve um problema com o provedor que fornecia internet para a unidade, e diante disso a prefeitura pediu dispensa de licitação para a contratação de um novo provedor. Ainda segundo a Semus, o processo para contratação da nova empresa que fornecerá o sinal está no setor de Auditoria do Município e deve ser concluído na próxima semana.
Sobre a suposta falta de atendimento a pacientes, a Semus diz que mesmo sem internet funcionando, as pessoas têm que ser atendidas.
A reportagem não conseguiu falar com a direção do posto.
FONTE: Vilhena Notícias