Pacientes relatam dificuldade em receber atendimento médico em postos de saúde de Vilhena. Duas pessoas que buscaram consultar no posto de saúde Afonso Mansur, no Jardim Eldorado, no último sábado, 9 de janeiro, entraram em contato com o Vilhena Notícias prestando queixas pela falta de atendimento.
Uma operadora comercial, de 35 anos, relata que procurou a unidade de saúde por volta do meio dia do sábado, 9, com falta de ar, fraqueza, dores de cabeça e no corpo. Ela alega que foi atendida por um médico e o profissional descartou a possibilidade de infecção pelo coronavírus. Ainda segundo a operadora, o médico solicitou que ela fizesse um hemograma e um exame de PCR para dengue. Ela voltou para casa e no domingo teve febre alta.
“Na segunda-feira [11] de manhã fui em um laboratório particular e fiz os exames que o médico pediu, então liguei no postinho para saber se eu poderia levar os resulatdos para mostrar para o médico. Me disseram que sim e quando cheguei lá me mandaram para o CEV”, relata a paciente.
A operadora comercial conta que chegou no Centro de Especialidades Vilhenense (CEV) por volta das 12h30 e quando foi atendida, horas depois, ouviu da médica que o problema dela era “apenas” psicológico. “Estou tomando remédio a cada seis horas para baixar a febre”, diz a operadora. Ela diz que o resultado para dengue deu negativo.
Ao Vilhena Notícias, a paciente diz que não sabe o que fazer e lamenta. “Me senti humilhada. Não estou conseguindo fazer nada, nem abrir o olho de tanta dor que estou sentindo e ninguém resolve nada”.
Um mecânico de 36 anos enfrentou problema semelhante. Ele procurou o Afonso mansur na tarde de ontem com sintomas da covid-19 e foi encaminhado para o CEV. “Fui atendido por uma médica, mas é como se não tivesse. Me mandou para casa e não me receitou nenhum remédio”, lamentou o mecânico.
A Prefeitura de Vilhena foi contactada pela reportagem, e respondeu que o “atendimento médico com diagnóstico ou não para covid-19 é assunto técnico, depende do profissional de Saúde. Ele avalia o paciente e dá seu diagnóstico”. A prefeitura explicou ainda que o local de atendimento de casos suspeitos de coronavírus agora é no CEV. Ontem, a assessoria da prefeitura divulgou nota na imprensa informando que todos os pacientes que tenham sintomas de covid-19 em Vilhena deverão procurar a nova ala de atendimento aos fundos do CEV.
Sobre a queixa de mau atendimento, alegado pela operadora comercial, a prefeitura disse que “são feitos treinamentos frequentemente e as orientações da direção do hospital, dos postinhos e secretário [de Saúde] são diárias para o bom atendimento a todos os pacientes”.
Somente ontem foram 334 atendimentos no CEV, informou a prefeitura.