Organização Ecoporé é eleita para o Conselho Nacional do Meio Ambiente

571

A Ecoporé, juntamente com associação Andiroba do Acre, foram eleitas as representantes da sociedade civil da região norte para compor o Conama, para o biênio 2019/2021.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA, órgão colegiado de caráter normativo, deliberativo e consultivo criado em 31 de agosto de 1981, que integra a estrutura do Sistema Nacional do Meio Ambiente-SISNAMA.

Trata-se, portanto, de um dos espaços de discussão e controle social mais importantes da política ambiental brasileira, composto por representantes de todos os seguimentos socioeconômicos do país, os quais deliberam sobre variados assuntos relativos as questões ambientais.

Segundo o presidente da Ecoporé, Marcelo Ferronato, a participação da organização  no colegiado é de fundamental importância, uma vez que cada dia é mais desafiadora a missão de compatibilizar a conservação das florestas com as formas de utilização da terra na realidade amazônica, e ter voz e voto neste plenário se torna fundamental frete a este desafio. “É uma grande oportunidade de aprendizado, articulação e desenvolvimento de capacidades institucionais, para representar a Amazônia vamos precisar de muito apoio das demais organizações da região, para assim termos subsídios e consequentemente gerar conquistas para região”.

A posse das entidades eleitas ocorrerá na primeira reunião ordinária de 2019, prevista para ocorrer já no primeiro trimestre no ano.